12 de outubro de 2016

PRA FECHAR A QUARTA

https://www.youtube.com/watch?v=g_0v_oZIbys

SHOWS ORIGINAIS

Em novembro tem Capital Inicial em Chapecó, 12, e Skank em Xanxerê, 19. Já assisti as duas apresentações. Inclusive da banda do Dinho será a quinta vez. Mesmo assim vale a pena o deslocamento de São Miguel para as duas cidades - que não são distantes - , pois a formação dos dois grupos ainda é a original. 

GRUPO TITÃS PERDEU CINCO DA FORMAÇÃO ORIGINAL

Cinco dos oito membros da formação clássica dos Titãs, que se apresenta em São Miguel neste dia 22, saíram da banda. Saiu recentemente, conforme o site G1, Paulo Miklos. Antes dele já haviam deixado o grupo de rock Arnaldo Antunes (em 1992); Nando Reis (em 2002) e Charles Gavin (em 2010). O guitarrista Marcelo Fromer morreu em 2001.


Restam, agora, Branco Mello, Sérgio Britto e Tony Bellotto. Ou seja: só restou o nome. 

Tive o privilégio, a exemplo de muitas outras pessoas, de assistir o show deles quando apenas o Arnaldo Antunes tinha se desintegrado. 

BELAS DE CARAZINHO

A bacharel em Direito - ULBRA - Ana Ferreira 

FALTOU DIZER I

Ontem completou 20 anos da ‘partida’ do magistral Renato Russo. Ele nos deixou aos 37 anos de idade. Refiro-me a ‘partiu’ e não ‘morreu’, pois, à época, o médico dele, em uma das entrevistas, afirmou que o cantor praticou a “Ortotanásia” - recusou a medicação que poderia prolongar sua vida. Ou seja: não queria mais viver.

Embora Renato Russo fosse soropositivo - causa do óbito -, além de ser usuários de drogas lícitas e ilícitas, o motivo de encurtar a própria existência foi, na verdade, segundo quem o conhecia, a forte depressão que a perseguiu deste sua tenra idade.

Para se ter ideia, antes do show do lançamento do primeiro disco da banda - ‘Será’; ‘Geração Coca-Cola’; ‘Ainda é Cedo’; ‘Soldados’ e ‘Por Enquanto’,  principais sucessos do álbum -, ele tentou o suicídio cortando os pulsos.

Umas das mais evidentes provas que padecia da denominada “doença do século” foi à música ‘A Via Láctea’, do último trabalho da banda (A Tempestade), lançado poucos meses antes dele deixar o planeta Terra. Outras canções evidenciavam a enfermidade como, por exemplo, ‘Há Tempos’ e ‘O Teatro Dos Vampiros’. 


FALTOU DIZER II

Com as mortes - todas pré-maturas - de Renato Russo, Raul Seixas e, mais recentemente, do Chorão, considero Humberto Gessinger, o melhor cantor/compositor da atualidade.



Na verdade, desde o final de 1986, quando os Engenheiros despontaram para o sucesso, com ‘Toda Forma De Poder’, que, inclusive, fez parte da trilha sonora da novela Hipertensão (Rede Globo), sempre fui fã das músicas e, principalmente, de suas composições. 

FALTOU DIZER III

Não me esqueci do Cazuza. Entendo, porém, que o ex-vocalista do Barão Vermelho fez um “circo” desde que descobriu que, à época, os recursos para combater a doença que o matou (Aids) eram escassos - em todo o mundo -  e a morte não tardava a chegar depois de a pessoa descobrir que era portadora do vírus HIV. Ao contrário da atualidade, onde os medicamentos disponibilizados prolongam por muitos anos os afetados pela enfermidade - além de, segundo cientistas, a cura estar bem próxima.

 vida de Cazuza sempre foi desregrada - inclusive durante o tratamento. Quando percebeu que ‘não tinha volta’ posou de “bonzinho”.