22 de janeiro de 2012

APAGÃO I

A falta de luz, sexta de manhã, que durou duas horas, deixou mais de 145 mil consumidores de 34 municípios sem energia elétrica. O caso aconteceu devido à queda de uma árvore na rede de alta tensão entre Xanxerê e Pinhalzinho. É incalculável o prejuízo que empresas e, principalmente, indústrias tiveram por causa do blecaute.
A Celesc deve acionar judicialmente o responsável que teria sido um agricultor que cortou um pé de eucalipto que atingiu a rede e não avisou à Celesc. Isso dificultou a localização do problema para resolvê-lo.
A estatal está no seu direito, mas e se o agricultor ou o advogado dele alegar que não sabia que tinha que avisar à Celesc? E outra: nem que o produtor rural seja o mais rico de Santa Catarina terá dinheiro para pagar as indenizações. Nem nessa nem nas próximas reencarnações.

APAGÃO II

Pelo que sei as companhias de distribuição de energia elétrica, por meio de suas centrais, têm como saber onde aconteceu o problema em pouco tempo sem serem comunicadas.
Se não for assim, qualquer um, agindo de má fé, pode derrubar uma árvore em algum lugar que atinja a rede e fugir. Isso seria muito fácil de fazer, por exemplo, numa noite tendo apenas um machado.
Talvez a Celesc não disponha de tal equipamento. Aí a situação é preocupante e precisa ser resolvida o mais rápido possível. E outra: esse foi o segundo blecaute em pouco mais de um mês. O outro, conforme a Celesc, ocorreu por causa de uma falha de transmissão.
Em tempo: este espaço está disponível à Celesc para qualquer tipo de esclarecimento. Inclusive considero de extrema importância uma manifestação para sanar determinadas ambigüidades.

EM ALTA

Pelo seu ótimo desempenho durante o curso de Administração Pública, pela Udesc, campus de Balneário Camboriú, a linda, discreta, educada e inteligente, Maiara Marcon, de São Miguel, recebeu quatro prêmios.

MOTOCÃO

Como esta coluna divulgou, na edição do dia 2 de dezembro, uma das atrações do Motocão 2012 será o cantor Vinny. Ele fez enorme sucesso - e muita gente dançar - em 1998, com ‘Heloísa Mexa a Cadeira’. Antes o músico fazia canções românticas, estilo MPB. Hoje, segundo informações, Vinny e sua banda tocam de tudo: de Jota Quest a Pink Floyd. O show é show.

E POR FALAR EM SHOW

É claro que os ‘trintões’ e ‘quarentões’ ficaram meio acanhados, mas a faixa etária dos 18 aos 27 anos de idade, que foi a grande maioria do público, agitou, e muito, sábado, na Farol, no show do CPM 22.
Moçada de toda região fez a festa e cantou junto todas as músicas da banda, principalmente ‘Um Minuto Para o Fim do Mundo’. Pois é, quem sabe, no subconsciente, já estão ‘contagiados’ com tantas previsões para 2012.
Em tempo: já está confirmado para março, possivelmente durante o Motocão, o show com Os Raimundos.

O SOM

“Algumas pessoas pensam que estão sempre certas.Outras são quietas e nervosas. Outras parecem tão bem, mas por dentro elas devem se sentir tristes e erradas. Vinte e nove atributos diferentes. Só sete que você gosta. Vinte maneiras de ver o mundo. Vinte maneiras de começar uma briga”.

Parte da letra de You Only Live Once - The Strokes.

HÁ 10 ANOS

Entre os dias 1° e 8 de fevereiro o presidente da Câmara de Vereadores, Deoclécio Zanatta, assumirá a Prefeitura. É que João Valar está de férias e o vice, Anacleto Ortigara, viajará. Mais uma prova que Executivo e Legislativo estão em perfeita sincronia. Quem ganha com isso é a população.
*Coluna Roger Brunetto, 26 de janeiro de 2002.