8 de janeiro de 2013

TOLERÂNCIA ZERO

-Que legal, trocou de carro? Não, não, só pintei ele de outro modelo.
-Você tá lavando o carro? Não, não, estou regando pra ver se ele cresce e vira um ônibus.
-Quando roubaram seu carro o assaltante estava com um revólver? Não, ele bateu no meu vidro com uma maria mole e disse pra eu sair.

PISAR NO FREIO; SE VALORIZAR E CAMISA DE VÊNUS

        Quando a mente quer, mas o corpo não ajuda o melhor é seguir a razão e parar. Lembro, inclusive, quando a amiga carazinhense Tarsila, 35 anos, solteira, no começo do ano passado, disse, em uma das festas do Dutra: “Chega. A partir de hoje adotarei a postura de uma mulher com a minha idade. Largarei as baladas, bebedeiras. Sinceramente, cansei”.
         E, desde então, está reclusa. Sai esporadicamente, sem cometer exageros e muito menos preocupada com o fato de estar beirando os 36, sem namorado nem filho.
          Bem diferente de muitas por aí que, desesperadas, quando os 30 anos bate à porta casam com o primeiro pé-de-chinelo que aparece e já engravidam, mesmo não gostando da 'cara-metade'. Sem contar das que são humilhadas e até espancadas.  
          E ao acaso me vem à memória parte da letra de uma música do Camisa de Vênus - dos idos anos 1980 - que diz: “Lena veja o que o tempo faz com as pessoas que não querem perder o gás”.

VIVA OS VIGARISTAS I

          Uma conversa aqui. Outra ali. Investigando um pouco. Depois mais um pouco. Percebendo. Comparando. Observando. Averiguando. Fingindo não notar. Jogando verde. Ligando fatos a boatos e boatos a fatos. Assim descobre-se muito. Inclusive como alguns de São Miguel conseguiram ter o que têm.
          Aliás, em vários casos, a distância entre o patrimônio e o rendimento financeiro obtido com a atividade desenvolvida é quilométrica. A coincidência, nestes casos específicos, é que todos os ‘praticantes’ apreciam ‘suco de laranja’.
 

VIVA OS VIGARISTAS II

          Falcatruas, exploração, sonegação, desvios, chantagens e todo tipo de sujeita que se possa imaginar. A realidade em determinadas situações é deprimente.
           A ambição desenfreada de alguns faz o diabo passar vergonha. Este emaranhado de podridão, protagonizado por gente que até é idolatrada por ‘antolhos’, me faz concluir que os honestos são otários.

VIVA OS VIGARISTAS III

          Jogo de poder, de interesse, mas, principalmente, o sujo. Os ‘métodos’ utilizados são vários.  Há os ‘esquemas obscuros’ - perceptíveis por poucos - que nada fazem, pois também cometem ou cometeram falcatruas e, na dúvida, preferem não arriscar e silenciam ou optam em se aliar ao ‘malandro honrado’.
           Há, ainda, os que possuem ‘informações privilegiadas’ que impedem o lesado de reagir. O estrago seria maior. E quem deveria fazer algo não o faz por incompetência ou - ‘pra rimar’ - conivência. 
         Resumo: por aqui a coisa é tenebrosa. Eu sei. E muito.  E, às vezes, quando a vergonha de ser correto mexe com minha consciência, me insulto por não ter seguido pelos caminhos tortuosos.

VIVA OS VIGARISTAS IV

         Não sinto pena do povão, dos pobres, dos que são explorados e ludibriados. É que a grande maioria, mesmo sabendo de tudo, nada faz. Pior: até defende o malfeitor. ‘Apanha e gosta’. Típico do brasileiro. Esta gente tem que se danar. Aqui é cada um por si.
          Por fim, rendo-me aos vigaristas - de todas as laias- e os parabenizo pela malandragem. Perdão. Quero dizer esperteza. Só mais um detalhe: A vida não acaba com a morte.

TRUTA

         Comentam que em São Miguel tem dono de imóvel que cobra do inquilino um valor, porém, para o Imposto de Renda, declara outro. Bem menor, é claro.
 

NO RUD´S

          Sexta, no Rud´s, tem Roberto Sales (o cantor da melo da Saveiro) soltando a voz com muito sertanejo universitário. Após o agito segue com Dj.
         E anota aí: na próxima sexta, 18, tem ‘Absolut Party IV’. Na compra de um litro da vodka, entre 23h e 1h, você ganha outro. Quem anima a moçada é a dupla Léo e Fabiano.
         Ingressos antecipados: Paloma e Posto do Garoto.

NA FAROL

          Dia 18, sexta, tem Gabriel Valim na Farol. O cara estourou em todo o Brasil com a música ‘As Mina Pira’. Além desta, ele é o cantor da famosa ‘Audi TT’. Atualmente, seu sucesso é ‘Piradinha’.  
 

APERFEIÇOE-SE

       Encerra dia 14 de fevereiro o período de inscrições para o curso virtual em Tecnologia em Processos Gerenciais, da Unoesc/São Miguel. Trata-se de um curso superior que visa formar profissionais capazes de atuar na gestão de empresas, elevando o nível de competitividade das mesmas ou na criação de novas organizações.
       São disponibilizadas 100 vagas. A duração é de dois anos e seis meses, com início previsto para o dia 23 de fevereiro. O valor da mensalidade é de R$ 11,29* (valor do crédito). Mais informações: 3631-1000 entre às 13h e 19h ou no www.unoesc.edu.br/virtual.

O SOM

       “Se ao menos o sorvete não derretesse. Se ao menos ríssemos todos os dias. Se ao menos a hora de fechar fosse um mito. Se ao menos tivéssemos mais uma hora”. Parte da letra de ‘Brave’ - Snow Patrol.

HÁ 10 ANOS

          Gustavo Zanin Poletto, o filho do Renato e da Celina, se formou em Medicina, ainda no dia 14 de dezembro, pela PUC de Porto Alegre. Mais de cinco mil pessoas acompanharam o ato. Quis o destino que, 25 depois, Gustavo colasse grau na mesma universidade onde sua mãe se formou. A partir de agora serão dois anos de residência e mais um de especialização em Mastologia.
         *Coluna Roger Brunetto, 11 de janeiro de 2003.