3 de abril de 2019

FELIZ ANIVERSÁRIO

Tudo de bom para a advogada - e linda -  Ana Paula Liberalesso que comemora idade nova nesta quarta-feira. Ela graduou-se na Unoesc, campus de São Miguel. Também é pós-graduada em Direito Penal e cursou especialização em Processo Penal   

DE NOVO O POSITIVISMO I

O Positivismo dominou por completo a classe política e, principalmente, a burocracia. Nesta, tornou-se o próprio senso comum. 

O Positivismo implica na existência de uma 'elite de iluminados'  cuja missão é guiar o resto da sociedade pelos caminhos da 'eficiência' - seja lá o que isso signifique. 

DE NOVO O POSITIVISMO II

Ferramentas ingenuamente importadas das ciências naturais - modelos matemáticos, regressões, correlações estatísticas - são empregadas nessa tarefa que, por óbvio, será cumprida pelos "sacerdotes" dos "semideuses" - se me faço compreender. 

Não é exatamente uma premissa, mas uma consequência imediata do Positivismo é a supressão das forças espontâneas da sociedade, originadas do sadio exercício da liberdade e da criatividade individual.  

O Positivismo é a forma 'cientifica' de culto ao Estado.

DAS MADRUGADAS INSONES

O que é ser bom? Existe realmente bondade sem julgamento? A bondade como é vista no mundo cristão exige neutralidade. E ser neutro é apoiar o 'status quo' do injusto. 

Como disse Desmond Tuto, que salvou 75 vidas na segunda guerra, num de seus discursos: "Não queremos ser amados por que somos bons. Somos bons por que somos amados". 

BELAS DE PASSO FUNDO

Paula Adams 
*Crédito foto: Fabiele Staudt Fotografias

'WE, THE PEOPLE'

Você que gosta de comparações rasas entre EUA e Brasil, por favor, leia 'O Grande Experimento' (Ed. Record, 2016). Leitura fácil e, ao mesmo tempo, muito instrutiva. Trabalho impecável de Marcel Novaes. 

Poderá ver que a dicotomia não é colonização vs. exploração, mas, sim, de comunidade cívica vs. plutocracia. 

FOCO ERRADO

Os EUA, que está cheio de petróleo, tem que rever sua política interna e externa. Precisa focar em valor e não em vendas fortuitas. 

EM TEMPO: Para quem não sabe, o país norte-americano ultrapassou a Rússia na produção de petróleo bruto pela primeira vez em duas décadas, em junho e agosto de 2018.

Também superou a Arábia Saudita em fevereiro do ano passado, um fato inédito em mais de 20 anos.

A expectativa é que a produção de petróleo bruto nos EUA continue a superar a produção da Rússia e da Arábia Saudita em 2019. 

SE DUVIDAR, FAÇA UM TESTE

Existem algumas dificuldades em se argumentar com um positivista. É que ele não sabe que é positivista, não sabe o que é a tal corrente de pensamento e, por fim, desconhece as outras abordagens.