*Texto publicado em minha coluna e no meu blog em agosto de 2012:
Minha graduação acadêmica é em Jornalismo. Mas tenho fascinação pelo Direito. Pelas leis e a forma de aplicá-las. Pelos entendimentos dúbios que culminam com debates acalorados e prolongados, porém inteligentes. Pelas teses. Enfim, por tudo que o envolve.
Por isso resolvi encarar mais um vestibular e ingressar neste curso. E frequentá-lo-ei, também, pelos conhecimentos que serão me proporcionados.
Poderia afirmar que o aprendizado fantástico que terei já seria suficiente para satisfazer-me, porém, confidencio, que fico extasiado só de imaginar um dia aventurar-me no mundo da advocacia.
Penso que exercer tão nobre profissão é deslumbrante. Aliás, um dos meus prazeres é dialogar com advogados. Observo que mesmo numa conversa informal, sobre qualquer assunto, pois tudo parece estar direta ou indiretamente ligado à área jurídica, eles, além de demostrarem um conhecimento magistral, têm um vocabulário aprimorado. Sem contar da intelectualidade.
A propósito: somos privilegiados, pois o curso de Direito da Unoesc, campus de São Miguel, está entre os melhores do Sul.
Em tempo: Três anos depois deste texto ser postado, hoje já frequentei mais da metade do curso. E minhas expectativas - quando aos conhecimentos - foram imensamente superadas.