11 de dezembro de 2012

FATO I

          Que a maioria do povo não é inteligente todos já sabem. Que amizade 100% sincera nunca existiu, também. Que amor é uma coisa e paixão outra até as pedras do rio das Antas estão cientes. Enfim, são múltiplos os exemplos. Mesmo assim, muitos insistem em ações onde o fracasso - estampado - vencerá.

FATO II

         Não se trata de pessimismo ou realismo. São situações óbvias, fáceis de perceber que estão fadadas ao insucesso. Penso naqueles que não conseguem discernir - ou seria admitir? - que certas questões são definitivas.  Estão sacramentadas.
         E a velha teimosia faz com que tentem mais uma vez e, novamente, no fim só resta assistir a reprise improdutiva de um filme que antes do roteiro ser escrito o final já estava sendo exibido.

FATO III

         E o pior é quando a perda, a dor, o lamento e a vergonha são insuficientes para que ocorra a conscientização de, como diz uma parte da Oração da Serenidade, “aceitar o que não pode ser modificado, ter coragem para alterar o que for possível e, principalmente, sabedoria para saber diferenciá-las”.

RUD´S DOIS ANOS

         Nesta sexta o Rud´s Pub comemora dois anos. Para festejar, a pedido dos clientes, traz Diego Strada. O cara toca muito. Nas vezes que apareceu por lá o ambiente superlotou e muita gente não conseguiu entrar. Depois tem Dj e muito som pra moçada dançar até o sol avisar que amanheceu. Ingressos antecipados, com desconto, no Posto do Garoto, Paloma Exclusiva e Restaurante Vila Grill.
        “Rud´s Pub, dois anos: o aniversário é nosso, mas é você que faz a festa”.  

MAIS UM ANO QUE SE VAI...

        “De tanto brincar com os sentimentos já não sou o que fui. De tanto brincar com verdades e mentiras me enganei sem saber que era eu quem perdia. De tanto esperar, eu que não oferecia, me esqueci de viver. Hoje eu vivo e não sinto”. Trecho da letra da música ‘Me Esqueci de Viver’ - Julio Iglesias.
         *Dutra, melancólico, via e-mail, aproveitando para me lembrar da festa de final de ano da turma e, depois, na BierSite, dia 22, em Carazinho.

DESRESPEITO

         Além de os caras não serem lá essas coisas, o show com o grupo Tchê Garotos, sábado, na Farol, que a princípio estava marcado para acontecer no Parque de Exposições Rineu Gransotto, começou depois das 02h30. Não foram poucos os que reclamaram. E com razão.
 

FRASE, DINHEIRO, INTELECTUALIDADE E GARGALHADAS

Em 1996, o então presidente da república, Fernando Henrique Cardoso, saiu-se com essa: “Os brasileiros são caipiras, desconhecem o outro lado, e, quando conhecem, encantam-se”. Misturou sinceridade com deselegância. Foi sincero. Expôs a realidade.  Apenas poderia ter se manifestado de outra forma. 

Trazendo a máxima de FHC para o contexto local, concluo que a frase, talvez não na mesma proporção, também pode ser aplicada para os abastados que confundem muito dinheiro com muita educação. Uma coisa nada tem a ver com a outra. E aí cometem deslizes que são tolerados pelo que têm. E o que vale é o dinheiro. Isso é incontestável.

No entanto, são motivos de ‘chacotas’ por aqueles que não possuem extratos bancários invejáveis, mas detêm conhecimentos e priorizam a intelectualidade. É só pensar um pouco e os exemplos em São Miguel começam a fluir em nossa mente e, inevitavelmente, as gargalhadas surgem ao natural.

O SOM

        “Quando todo mundo está sonhando com uma vida melhor neste mundo dividido pelo medo, você tem que acreditar que existe uma razão para estarmos aqui”. Trecho da música ‘Our Lives’ - The Calling.
 

 

 

HÁ DEZ ANOS

          Jane Andrin é a nova presidente do PMDB/Mulher de São Miguel. Ela assume no lugar de Deonice Massoco. Foi eleita por consenso. Uma das principais metas é fazer com que as peemedebistas ganhem mais espaço e não somente nas campanhas eleitorais. Cabe registrar que uma das grandes colaboradoras do PMDB/Mulher que, inclusive, está se destacando é a vereadora Paula Fiorini.
         *Coluna Roger Brunetto, 14 de dezembro de 2002.