12 de março de 2012

A NOITE EM QUE O ROCK VENCEU O SERTANEJO

          Sábado, na Farol, o rock mostrou sua força e provou que, apesar da ‘invasão’ do sertanejo universitário, ainda está muito vivo e a legião de fãs é grande.
           Antes da apresentação do Raimundos, para a moçada entrar no clima, o comunicador e Dj Arno Costa mandou ver só rock and roll. No repertório: sons do Nirvana, Metallica, AC/DC (tocou quatro do grupo), Rolling Stones, Green Day e muitos outros. Observei e notei que todos curtiam. Foi quando me lembrei do pensador Allison Porfirio: ‘Queiram ou não, o rock and roll está na alma de todos’.  
         Já o show do Raimundos foi super. Mesmo com a saída do vocalista Rodolfo, no início da década passada, e outras turbulências, o grupo empolgou o público, principalmente com as músicas lá dos anos 1990, que consagraram a banda. Pela animação de quem esteve por lá, creio que foi uma das melhores festas da Farol nos últimos anos. Agito dos bons que incrementou, e muito, o 14° Motocão.
        

ESTREIA

          Estreou sexta, na página 02, do Jornal Gazeta Catarinense, a coluna Cidadania, assinada pela advogada Adriana Cagol. Uma lacuna que faltava no Gazeta e ninguém melhor do que ela para preenchê-lo.

MOTOCÃO/MOVIMENTO

         Do final da tarde de quinta até domingo São Miguel se transformou por causa do Motocão. Motociclistas de várias partes do Brasil e até países da América do Sul tomaram conta da cidade. Nenhuma baderna. Educação de ambas as partes: visitantes e população.
          Sábado à noite, por volta das 21h, fui a um aniversário de um amigo. Aproveitei para passar pelas ruas próximas ao centro. Loucura. Não havia espaço para estacionar. O mesmo aconteceu no show do Raimundos. Muitos tiveram que deixar o veículo longe da Farol. 

NO RUD´S

      Nesta 'Quintaneja', no Rud´s Pub, tem Eduardo. Como de costume mulheres têm entrada livre até às 23h. Na sexta a casa não abre. No entanto, no sábado, o agito será dos grandes. ‘American Pie’ promete ser uma super balada. A top Dj Karin Spezia, de Santa Maria, estará por lá. Além da gaúcha, os Djs Roberto Bonet e Juliano Maran ficarão responsáveis pelo som. Quem comprar um balde de cervejas, até às 23h, ganha outro.
       Ingressos antecipados, com desconto: Em São Miguel, na Cantina da Unoesc, Posto do Lírio (centro) e no Boteco Universitário. Em Descanso, no Cantinho Doce. E em Guaraciaba, na Choperia Canecus.
       Em tempo: a partir deste domingo a tradicional Pagodeia está de volta.

É SEXTA

       Nesta sexta, no pavilhão do Parque de Exposições Rineu Gransotto, tem Marcos e Belutti. Além dos sucessos da dupla como ‘Sem Me Controlar’, ‘Nova Namorada’, Será Que Vai Rolar’ e ‘Dupla Solidão’, os paulistas, que estão despontando para o sucesso, cantarão outras músicas deles e de outros cantores.
      Ingressos antecipados, com desconto: Em São Miguel, Posto do Lírio (centro) e Loja Juzz. Em Descanso, no Cantinho Doce. Em Cedro, na Rádio Cedro. Em Guaraciaba, na Lanchonete Carossi. Em Maravilha, na Loja Ousadia. E em Iporã, na Central Cópias e Cursos.
      E, em junho, conforme já anunciado pelo Jornal Regional, tem Charlie Brown Jr. na Farol.      

REVOLTANTE

      Sábado à tarde, conforme denúncia, na rua Marcílio Dias, próximo ao Fórum,  em São Miguel, um casal parou uma pick-up Corsa, branca, com toldo preto. Passado um tempo, de acordo com o denunciante, ambos desceram, olharam  para os lados e tiraram da carroceira um filhote de gato. O felino foi arremessado, com força, em uma placa de rua.  
     O bichano miou muito forte de dor e saiu correndo. Depois os covardes entrararam no carro e sairam ‘cantando pneus’.  A pessoa que viu o caso procurou o gato, mas não o encontrou. Disse, ainda, que não observou se foi apenas um ou se tinham mais filhotes. “Infelizmente não consegui identificar o número da placa”, lamenta, acrescentando que isso é crime.    
     Não há ‘adjetivos’ para classificar gente desse tipo. Tomara que na próxima reecaração o que fizeram com o gatinho aconteça com eles. E em dobro. E com muito mais dor.Cruéis. Inescrupolosos. Abandoná-lo já seria motivo para críticas, mas sendo um filhote e da maneira como procederam é abdominável. Dementes.  
      A crueldade praticadada por alguns seres humanos (?) contra animais é muito mais que revoltante. Meu consolo é que um dia esses ‘abutres’ pagarão. Vermes.

QUEM DIRIA...

      E a Turma do Dutra manda avisar que a ‘dutrana’, linda, querida e até então tímida, Tarsila, ‘se soltou’ de maneira impressionante, sábado, na Biersite Microcervejaria, em Carazinho, no ‘Biersite Rock Festival’, que reuniu as bandas Reação em Cadeia, Cachorro Grande e Santograau. ‘Isso me cheira influência direta da Natália'.
      Já o Dutra continua recluso, após sua recente - e desastrosa - relação amorosa com a moça de ‘Passo Fundo’ (na verdade era de Victor Graff e de ‘fama questionável’). A galera não perdoou na ‘corneta’. Aliás, depois daquele final de semana, no ano passado, quando a turma passou um final de semana na barragem de Ernestina - e do acontecido com a lancha - parece que a ‘urucubaca’ anda de marcação com ele. E dá-lhe Venlafaxina! 

O SOM

      ‘Palavras são insignificantes e esquecíveis. Promessas são ditas para serem quebradas. Sentimentos são intensos; palavras são triviais. Prazeres ficam; assim como a dor. Palavras são muito desnecessárias. Elas só nos causam desgostos. Aprecie o silêncio’.
           Parte da letra da música Enjoy The Silence -  Depeche Mode.

HÁ 10 ANOS

        O calor de domingo à tarde foi de derreter. Provando que o motociclismo realmente proporciona o surgimento de novas amizades, as feras do Grupo Contagem Zero, de Passo Fundo, responsáveis pelas acrobacias do 4° Motocão, foram recepcionados pela família do empresário Luiz Demori, o Liska. Diante de uma temperatura que alguns juram que beirou os 40 graus o jeito foi abrandá-la na piscina da casa do proprietário da Demol.   
         *Coluna Roger Brunetto, 16 de março de 2002.