23 de maio de 2012

LÓGICA I

          No meu entender o Legislativo desperdiçou dinheiro ao contratar uma empresa para realizar uma pesquisa com o objetivo de saber a opinião da população sobre o número de vereadores. Como já divulgado, 73,3% dos entrevistados (grande maioria) deseja que o município continue com nove. O número poderia ser elevado para 11 (9,8%) ou 13 (8,2%). Outros 8,6% dos entrevistados se mostraram indiferentes. Aproximadamente 1600 pessoas foram ouvidas.
         A decisão de consultar os munícipes foi democrática e merece elogios, mas o resultado era mais do que previsível. Até acho que se houvesse a possibilidade de diminuir para sete, esta venceria.   

LÓGICA II

          Penso que o resultado da pesquisa demonstra que a classe política está desacreditada perante a população. E não é por menos. Infelizmente, em São Miguel, muitas vezes, a rivalidade partidária parece falar mais alto.  Isso sem mencionar os comentários de supostos ‘casos obscuros’ que, diga-se, não se sabe se são ou não verídicos.
         E, pra fechar, que me desculpem alguns vereadores, mas a atuação desta Legislatura, mesmo faltando mais de sete meses para o final do ano, foi ruim e conflituosa.     

E COMO JÁ DIZIA MOACIR FRANCO...

          Não precisa ser Moacir para ser franco.

MUDANÇAS E MOTORISTAS

          As modificações no trânsito de São Miguel melhoraram o tráfego, principalmente nas esquinas das avenidas Getúlio Vargas e Willy Barth e da avenida Salgado Filho e rua Oiapoque (acesso à Unoesc).
         Porém, em nossa cidade, o que precisa mudar mesmo é a forma de dirigir de muitos motoristas e motoqueiros. As barbeiragens protagonizadas por alguns são inadmissíveis. Sem contar dos ‘apressadinhos’ e aqueles que estacionam mal, além dos que desconhecem a educação.  

NOBRE PROFISSÃO

            Muitas são as profissões que são nobres. A de bombeiro é uma das principais. Exemplos são muitos. Cito um deles, conforme notícia divulgada no Globo em Foco, da Rádio Peperi.
             Sexta, por vota das 19h, o Corpo de Bombeiros de São Miguel recebeu uma chamada de um pai que pedia socorro, pois seu filho de apenas 11 dias de vida havia se afogado com o leite materno. Ao fundo, ouvia-se a voz da mãe, desesperada, gritando que o bebê estava ficando roxo e morrendo.
         Foi deslocada uma guarnição. Enquanto isso, um bombeiro manteve a ligação telefônica e passou a orientar o pai sobre como proceder para iniciar a desobstrução das vias aéreas do recém-nascido.   
          Graças às orientações do bombeiro, seguidas pelo pai, a criança voltou a respirar. Quando a viatura chegou ao local, deu continuidade ao socorro e tudo acabou bem. Heróis!

BOA

          Grêmios estudantis e escolas estão sendo convidados para conhecer o projeto do Cine Peperi. A informação é do professor, Elino da Silva. De acordo com ele, o projeto consiste em conceder desconto especial para cada grupo de cem alunos, além da meia entrada. Com isso, os grupos poderão ir ao cinema em sessões especiais. Já os professores e escolas terão a possibilidade de trabalhar os filmes como ferramenta de difusão do conhecimento.

O SOM

          “Morrendo de tédio. Sou levado à distração. Arranhando a superfície da vida. Nada acontece realmente. Mas é fácil se manter ocupado quando você diz a si mesmo que você está indo bem”. Parte da letra da música ‘Easy Way Out’ – Gotye.



HÁ 10 ANOS

         Inaugura hoje a Fecularia São Miguel. É mais um arrojado projeto que se torna realidade por iniciativa da classe empresarial do município. A empresa industrializará a mandioca produzida por aproximadamente dois mil agricultores da região. Em dois anos deve fazer retornar à municipalidade, na forma de impostos, todo o capital investido pela prefeitura no empreendimento.
         *Coluna Roger Brunetto, 25 de maio de 2002.