4 de julho de 2019

IDEALISTAS I


Admiro jovens idealistas. Que sonham com um mundo mais igualitário, pois raros são os adultos que mantiveram a ‘essência’. Apenas uma minoria conservou uma visão ampla e não egocêntrica.

Alerto, porém, que com o tempo o idealismo cede lugar ao realismo. Vivemos no Brasil. Levará muito tempo para nos desvencilharmos da ‘cultura terceiro-mundista’.

Foge de minha intenção desapontá-los caros adolescentes. Mas são poucos os que perseguem os objetivos que atualmente norteiam suas condutas (aquela vontade voraz de ‘consertar a humanidade’).


IDEALISTAS II


Não condeno quem ‘esqueceu’ o que pregava e hoje é o que ontem tanto criticava.  Afinal, vivemos num ‘sistema’. Pior: pensamos que somos livres (a propósito: sugiro que leiam ‘1984’ – George Orwell).

Com o tempo, as responsabilidades e o medo aliam-se ao cansaço de tanto ‘nadar contra a correnteza’. E, infelizmente, quase sempre, a melhor opção é desistir. 


"MATREIROS"

O político, filósofo e escritor francês, Barão de Montesquieu, observou, ainda no século XVIII, que “a injustiça que se faz a um é uma ameaça que se faz a todos”.

A camuflagem obsta a visualização do ‘ilegal transvestido’ e várias injustiças passam incólumes. Por isso, também, muitos não percebem que, sorrateiramente, poderão, obviamente de forma velada, serem injustiçados.

Porém, embora raríssimos, há perspicazes que, além de reparar várias aberrações ocultas, compreenderam o modus operandi dos praticantes e, consequentemente, entenderam a lógica do autor da clássica obra literária ‘O Espírito das Leis’. 

PENSO ASSIM

Mulher que apanha e continua com o namorado, noivo, marido, companheiro ou até amante, e não finda o relacionamento, vale menos que o agressor. 

A PROPÓSITO: Ingênuos são os que pensam que mulher que apanha habita à favela. Algumas das agredidas moram em luxosos apartamentos e belas casas. Também dirigem carrões. 

NOVO IBIZA


Os apreciadores do boliche estão sentindo falta do Ibiza. Mas o que era bom ficará muito melhor.

Ainda no segundo semestre fica pronto o novo Ibiza, junto à sede do Clube Atlético Montese, no centro da cidade.

O ambiente surpreenderá pelo requinte e as muitas novidades. Uma delas serão as baladas que acontecerão em todas noites de sexta, invadindo as madrugadas de sábado. A coisa será das boas.

A nova casa vai atrair muita gente de cidades próximas a São Miguel e, também, de outras regiões, além do Paraná e Rio Grande do Sul.

Enfim, será um lugar pra lá de sofisticado.  


BELEZA RARA

A servidora do Pode Judiciário de Santa Catarina, de São Miguel,  Stephania Gabriela Lazarotto Zilio

IMPENHORABILIDADE DO BEM DE FAMÍLIA NÃO PREVALECE EM ALIENAÇÃO FIDUCIÁRIA


O Superior Tribunal de Justiça (STJ) considerou que, quando o proprietário oferece voluntariamente um bem de família à alienação fiduciária, deve prevalecer o princípio da autonomia da vontade.

Ou seja: não é possível se concluir que esse tipo de imóvel seja inalienável e, por conseguinte, que não possa ser alienado fiduciariamente por seu proprietário, se essa for a sua vontade.

NÃO É COISA DE POBRE


Que os supermercadistas de São Miguel têm enormes prejuízos com furtos de produtos - principalmente os de alto valor -, todo mundo sabe.


Poucos são conhecedores, no entanto, que a maioria dos autores deste tipo de baixaria é da ‘high society’. 

TUDO DE BOM

Quem festeja aniversário nesta quinta-feira é a advogada e professora universitária, a sempre querida Cláudia Locateli. No curso de Direito tive o privilégio de tê-la como professora em duas disciplinas. Na foto, a aniversariante em Halong Bay Vietnam - Du Lich Vinh Ha Long, onde esteve em janeiro deste ano

JORNALISTA E ADVOGADO


Além de jornalista graduado, João Grando agora também é advogado. Ele foi aprovado, recentemente, nos dois exames da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Já está com a carteira da OAB em mãos. 

O SOM

"Memórias desaparecem como um olhar através de um espelho enevoado. Decisões também. Decisões são feitas, não compradas". Parte da letra de 'Kids' - MGMT. 

E COMO DISSE I ILUSTRE (o cafajeste)

Algumas pessoas entram na nossa vida só pra gente criar anticorpos. 

HÁ DEZ ANOS


A empresa responsável pela construção do hospital regional foi desclassificada duas vezes quando a obra foi licitada pela SDR e o secretário regional era o Juca Fiorini.

O processo licitatório passou para a Prefeitura. Estranhamente a mesma empresa venceu. E, como se percebe, os trabalhos estão atrasados. Pior: a obra, além de menor, custará mais.

Vale destacar que todos os procedimentos do ex-secretário regional foram avalizados pelo Tribunal de Contas.

Além disso, Juca Fiorini foi o que realmente convenceu Luiz Henrique a construir o tão sonhado e esperado hospital.

*Coluna Roger Brunetto, 04 de julho de 2009.