30 de março de 2011

JANTA DAS QUINTAS

E parece que, dias atrás, na Janta das Quintas, a original, um vereador do PMDB e um advogado teriam discutido ferozmente. O motivo foi porque o político não teria cumprido o combinado com o advogado. Todos ficaram contra o vereador.

A propósito: não faz tempo um dos fundadores parou de freqüentar o tradicional encontro por causa, segundo comentários, da má educação de um sujeito inconveniente. A coisa por lá, por causa de casos isolados, porém desagradáveis, não é das melhores. O jeito seria expulsar quem, além de atrapalhar, nada acrescenta.

CARTOMANTES

Você pode jogar o seu dinheiro fora de várias maneiras. Uma delas é ‘consultar’ cartomantes. Muita gente ‘esperta’ busca nas cartas a previsão para o futuro. Balela. Ninguém prevê o dia do amanhã.

Se esses que dizem ‘saber de tudo’ realmente soubessem, não estariam onde estão. Seriam milionários por adivinhar o que está por vir.

Entendo que é bem mais inteligente e nobre utilizar o dinheiro gasto com videntes em compras de alimentos para pobres.

BAITA EXEMPLO I

Presenciei a cena. Um motorista, na avenida Willy Barth, atropelou um cachorro. Parou o carro no estacionamento e, imediatamente, correu para ver o cão que, infelizmente, já estava morto. Nada podia ser feito. O choque danificou o pára-choque do automóvel.

Naquilo passa um sujeito e aponta a casa do dono do animal para que o proprietário do veículo fosse até lá cobrar o prejuízo. O condutor respondeu: “Vou até a residência. Mas não para cobrar o estrago e sim para relatar o que aconteceu e perguntar o que posso fazer como, por exemplo, comprar outro cachorro para a família”.

Só restou-me cumprimentar o cara, que não é rico, pela nobre atitude. Mesmo não tendo culpa – o cão atravessou a via repentinamente – ele teve a percepção do que poderia significar a perda para a família, ainda mais se alguma criança fosse apegada ao cachorro.

BAITA EXEMPLO II

Não sei o que aconteceu depois. Mas a ação do motorista é um ‘tapa de luva’ para aqueles que, mesmo que só ficou o sangue do animal no carro, cobram uma lavagem completa.

Por outro lado, é importante enfatizar que os donos de cachorros, gatos e outros bichos de estimação façam sua parte. Não digo amarrando-os, mas deixando-os em um espaço fechado, não num canil, mas, por exemplo, em um lote cercado. E quando é para sair que os acompanhem.

SIGA EM FRENTE

Aconselho aos que têm o dom da política que a sigam. Até porque o salário de um vereador, por exempo, deve ser muito bom. Comentam, inclusive, que há ‘edil’ que quando entrou na vida política sequer tinha roupas adequadas para comparecer nas sessões e hoje, dizem, que tem um patrimônio significativo que, comentam, seria incompatível com seus rendimentos.

Entendo que caberia aos órgãos competentes investigarem se o que tanto falam de certos políticos da cidade é verdade ou não. Uma averiguação rigorosa, pois em nossa região é possível colher ‘laranjas’ em ‘todas as estações’.

FESTA É NO RUD´S PUB

Amanhã no Rud´s Pub tem a tradicional e movimentada ‘Quintaneja’. Na sexta, para variar um pouco, tem o bom do pagode com Tempero Brasileiro e o melhor do sertanejo universitário com Eduardo e Gustavo. E, para fechar, domingo é dia de ‘Pagodeira’.

Em tempo: moçada do Rud´s Pub já está elaborando uma super programação para o feriadão da Páscoa. Será um ‘Páscoão’, com festão e mais festão, com muito ‘cervejão’, no feriadão do ‘Rudão’...

ASSISTAM

Alguns ‘seres’ de São Miguel, ladrões, exploradores, logradores, enganadores, dissimuladores, enfim, vermes em forma de ser humano, deveriam assistir o filme Nosso Lar, exibido no ano passado no Cine Peperi. Se já o viram assistam novamente.

Isso seria muito importante para o bem deles, pois saberiam para onde vão após a breve passagem pela Terra se não mudarem suas posturas e, principalmente, ambições.

‘CARMA’

“Quando a gente tenta de toda maneira dele se guardar, ‘sentimento’ ilhado, morto, amordaçado volta a incomodar”. Trecho da música Revelação - Raimundo Fagner.

*Dedico a todos que, desde a tenra idade, carregam a ‘eterna cruz’ do Transtorno de Ansiedade Generalizada.

HÁ 10 ANOS

O secretário municipal de Desenvolvimento e Urbanismo, Adilson Pandolfo, disse que a prefeitura convocou todos os arquitetos de São Miguel para uma reunião. Compareceram quatro. Foi solicitada a elaboração de projetos de ajardinamento e paisagismo para as avenidas Willy Barth, Getúlio Vargas e Salgado Filho, além das rótulas.

Será escolhida a melhor proposta, aliando preço e beleza. Depois serão realizados encontros com a comunidade para que os moradores participem da iniciativa, irrigando e cuidando das flores nos primeiros dias que forem plantadas.

*Coluna Roger Brunetto, 31 de março de 2001.