18 de dezembro de 2014

PARA ELA...

Humberto Gessinger, em ‘Ando Só’ – Engenheiros do Hawaii – diz: “Desate o nó que te prendeu a uma pessoa que nunca te mereceu”. E Gal Costa, na clássica ‘Negro Amor’ – também regravada pela banda gaúcha – acrescenta: “Esqueça os ‘mortos’ que não levantam mais”. 

INESCRUPULOSOS E BURROS

Em São Miguel tem gente que só desfruta de uma condição financeira razoável por que roubou, ludibriou, extorquiu, explorou, não paga as contas entre outros atos ilícitos e vergonhosos.     

O interessante é que, além de salafrários, suas inteligências são limitadas. É que quando se sentem acuados deixam-se contaminar pelo medo de que seus “esquemas” foram descobertos e serão denunciados. Aí recorrem à arcaica tese de que “a melhor defesa é o ataque” e recorrem a ameaças - mesmo que camufladas -.


Esse tipo de atitude, muitas vezes, faz com que o ameaçado, mesmo não sabendo de nada, desconfie e resolva investigar e, consequentemente, descobrir ‘ilegalidades’. Ou seja: “eles” mesmos se “entregam”.  

BELAS DE CARAZINHO

A empresária Eliane Giovanella, em noite de festa 

GRANDE JUCA FIORINI

Em São Miguel temos ótimos empreendedores. Dentre eles destacado o Juca Fiorini. Um dos únicos que sempre manteve a regularidade, pois muitos que ontem eram tudo hoje são nada.

De visão aprimorada, foi e é - graças à envergadura de seus empreendimentos e sua perspicaz atuação  quando atuou na esfera política - um dos grandes responsáveis pelo desenvolvimento da região. 


E o que mais admiro é que o Juca sempre lembra e menciona todos os pioneiros.  Bem diferente de alguns que querem os “louros” apenas para si.  

NO ORIENTE

O boa gente e bom vivant, Adonai Zanferrari, de Carazinho, na Muralha da China

HONRAR O NOME

Assino tudo que escrevo. Reconheço que, posteriormente, em alguns casos, avaliando de outros ângulos, me equivoquei. Assumo. Procurar subterfúgios para justificar ações erradas não é meu forte.

É que muitos “denunciantes” pedem anonimato. Tudo bem. Esse direito lhes é assegurado.

Penso, porém, que em algumas situações o motivo de não querer se identificar seja o medo. Só que por de trás da causa desse temor pode estar o fato de o delator também ter cometido atos “inconvenientes”.


E, pra fechar, vale aquele velho ditado: “Quem não deve não teme”.  

SADOMASOQUISMO

Em São Miguel comentam de tudo. Inclusive que inúmeras pessoas (mulheres e homens) buscam prazer sexual na dor. Não é minha “praia”. Mas não condeno quem é chegado. Cada um cada um.


E outra: De repente haja tratamento aos que apreciam, mas queiram se livrar desse tipo de satisfação. 

MALEFÍCIOS DAS DROGAS

“Eu tentei tudo que vocês podem imaginar. No entanto, infelizmente, essa ‘praga mundial’ que são as drogas - que está acabando com tudo - venceu. Espero que outras pessoas, principalmente os pais, não passem pelo o que ainda estou passando”.


O desabafo é da estilista Graziela Gonçalves (ex-mulher do Chorão - ex-vocalista da banda Charlie Brown Jr.-). Até hoje ela culpa as drogas ilícitas pelo suicídio do cantor, ocorrida em março de 2013.