10 de junho de 2011

FOI BEM I

No jogo de despedida de Ronaldo com a camisa da seleção, o que me chamou a atenção foi um pensamento de Bertold Brecht, citado pelo comentarista Casagrande, referindo-se ao Fenômeno: ‘Há homens que lutam um dia, e são bons; há outros que lutam um ano, e são melhores; há aqueles que lutam muitos anos, e são muito bons. Porém há os que lutam toda a vida. Estes são os imprescindíveis.

FOI BEM II

Casagrande, ao mencionar o comentário, lembrou que se agarrou no referido pensamento quando esteve internado para livrar-se da dependência da cocaína. Foi humilde. Teve grandeza e não vergonha ao citar, novamente, seu problema e sua recuperação para todo país.


O problema no Brasil, principalmente em cidades como São Miguel, é que as pessoas discriminam bem mais os que se internaram e hoje estão limpos, ou os que estão em clínicas na busca pela reabilitação, do que os usuários. Estes praticamente não sofrem qualquer tipo de preconceito.

Não adianta: o terceiro mundo sempre será o terceiro mundo. E viva os grandes traficantes que são valorizados pela ‘high society’ por suas gordas contas bancárias. O modo como conseguem o dinheiro não importa. O que vale é o ‘status’.

BIS

Tudo que é bom a gente pede bis. É por isso que hoje tem Diego Strada, com o bom do sertanejo universitário, no Rud´ s Pub, que promove a festa atendendo inúmeras solicitações.

TÚNEL DO TEMPO

No dia 10 de junho de 1983, que também foi numa sexta-feira, dois ônibus de excursão da Helena Tur partiam de São Miguel levando mais de 80 pessoas a São Paulo. Objetivo: torcer pela migueloestina e miss Santa Catarina, Geni Bock, no concorrido concurso Miss Brasil.


Naquele ano, o evento aconteceu no dia 11 de junho, no ginásio do Ibirapuera, na capital paulista. Depois teve show com o cantor Ritchie que, à época, fazia o maior sucesso com ‘Menina Veneno’. Em seguida vieram ‘A Vida Tem Dessas Coisas’; ‘Casanova’(tema de abertura da novela ‘Champagne’ da Rede Globo); ‘Pelo Interfone’ e ‘Vôo de Coração’.

A nossa bela conterrânea ficou em quarto lugar. E, pelos comentários de quem esteve lá, só não ficou com o título por causa de supostos ‘esquemas’. Dizem, inclusive, que a Xuxa, uma das juradas, e que começava a despertar para o sucesso, teria participado do ‘xuxo’ na votação. Com 11 anos recém completados, acompanhei a transmissão pela Rádio Peperi com os locutores Emídio Batistella e James Moura.

Para fechar: também no dia 10 de junho de 1983 aconteceu a festa junina do Colégio São José (hoje Jesus Maria José). A diretora da época é a mesma que está atuando hoje, a irmã Maria Elisa Michelin.

FAROL

Pouquíssimas casas do segmento, no Estado, e até no Sul do Brasil, tem a estrutura da Farol. E também poucas promovem tantos shows. Entendo que o pessoal daqui deveria valorizar mais o que temos.

FESTÃO

Neste ano, a tradicional festa de aniversário do agropecuarista, Clédio de Campos, acontece no próximo dia 25, na bela Fazenda São Roque. A principal atração será o show com o cover de Elvis Presley. Um dia antes o cantor se apresenta para o público em geral na Farol.

BOMBOU

E mais uma vez a AA_GBA superlotou. Sábado passado mais de 1100 pessoas agitaram, e muito, com o melhor do som eletrônico. Moçada de Guaraciaba, São Miguel, Maravilha, Descanso, Cedro e, de acordo com os organizadores, até de Chapecó fez a festa. Gente de Floripa, que estava de passagem pela região, também chegou por lá.


Trata-se de um evento tradicional, realizado quadro vezes por ano, que sempre é sucesso de público.

ROTARY

O Rotaty de São Miguel representou bem o município na conferência Distrital que, neste ano, foi realizada em São Carlos. Esteve presente com a maior delegação, além de receber três títulos ‘Paul Harris’.

HÁ 10 ANOS

É até de causar revolta ao ver tantas pessoas, em São Miguel, que freqüentam a igreja, mas fora dela fazem tudo ao contrário do que prega a palavra de Jesus. Do que adianta rezar no domingo e já na segunda-feira fazer a coisa errada? Fiquem em casa. É melhor.


*Coluna Roger Brunetto, 9 de junho de 2001.