28 de março de 2014

PARA O COMEÇO DO FINAL DE SEMANA FICAR AINDA MELHOR

A acadêmica de Direito da UPF, Carolina Marchiori, na balada, na B Club, em Carazinho

ABASTADOS, PARANOICOS E PIRIGUETES I

Os abastados - palavra que, às vezes, por ‘coincidência ou não’, confundimos com abobados - são escravos de suas próprias ações. Especialmente aqueles cuja riqueza foi conseguida de maneira ilícita. Paranoicos, gastam fortunas nos mais modernos equipamentos de segurança e ‘vigilantes’, mas esbanjam a ira quando perdem centavos.


Estes sim são os verdadeiros miseráveis. E dignos de piedade. Sim, pois são infelizes. O mesmo vale aos ‘coautores’. 

ABASTADOS, PARANOICOS E PIRIGUETES II

Engana-se quem pensa que os maiores – e verdadeiros – sofredores são os pobres. Estes nada têm e a grande maioria deles é honesta. O sofrimento verdadeiro habita as casas dos ricos. Mas não de todos. Refiro-me aos exploradores, sonegadores, enganadores e outras ‘cositas mas’.


Até ‘camuflam’ bem, mas sempre deixam ‘brechas’. E as pessoas comentam. Algumas - de forma sorrateira - chegam a debochar. “O dinheiro fácil faz a vida difícil”.   

ABASTADOS, PARANOICOS E PIRIGUETES III

E ainda há as moças - agraciadas com belos rostos e curvas - que ganham a vida com muito suor. Só que o ‘suor’ não é do trabalho árduo, mas, sim, da ‘vida mansa’. Submetem-se a tudo “a troco de trocados”.    

E nesta questão cito parte da letra de uma música do saudoso Nelson Gonçalves: “A mulher quando é jovem e bonita jamais acredita poder tropeçar. É quando os espelhos lhe dão conselhos que procuram em quem se agarrar”. Mas aí já surgiram outras da mesma estirpe e elas - outrora disputadas - são, agora, descartadas. 

NA EUROPA

O professor universitário (doutor/ PUC - SP), da Unoesc, campus de São Miguel, Paulino Eidt, no Coliseu

REPERCUSSÃO

Repercutiu o comentário, publicado neste blog e na coluna que assino, no Jornal Imagem, na semana passada, de que “com as reformas administrativas promovidas pelo prefeito João Valar, a população, especialmente a classe empresarial, espera uma maior participação do vice, Wilson Trevisan”.


É notório que Trevisan quer trabalhar. E muito. Inclusive foi o único vice-prefeito na história do município que abdicou de suas atividades profissionais para dar expediente na Prefeitura.  O problema é que no ano passado o PMDB não lhe deu espaço. Como já mencionado, Trevisan tem grande aceitação no meio empresarial e em muito pode acrescentar na atual gestão.   

FELICIDADES

“Você pode ficar em casa, protegido pelas paredes. Mas você está vivo. E essa vida é pra se mostrar. Esse é o meu espetáculo. Só quem se mostra se encontra, por mais que se perca no caminho”. A frase do Cazuza é uma das preferidas da acadêmica de Direito da Unoesc, campus de São Miguel, Thalita Veloso, que festejou idade nova na segunda-feira 

EXEMPLO DE UM VENCEDOR

O fundador da Dipães, Volmir Meotti, relatou sua trajetória de vida no lançamento do livro ‘O Que Eu Faria?’ - histórias inspiradoras para jovens e noves empreendedores -. A explanação foi sucinta. Mesmo assim o público notou que o jovem empresário é um exemplo de um verdadeiro vencedor, mas principalmente, que nada ‘cai do céu’.


No relato de Meotti, percebeu-se que todos podem alcançar o sucesso. Porém, para isso, é preciso audácia, muito trabalho, confiança, boas parcerias, criatividade, aperfeiçoamento e, obviamente, transformar os obstáculos e equívocos em aprendizado.      
Volmir Meotti autografando o livro 'O Que Eu Faria?' - histórias inspiradoras para jovens e novos empreendedores -

BELAS

As migueloestinas - e lindas - Simone Faccio Dallastra, Gabi Gransotto e Ângela Lazarotto


ESKUDLARK CONSEGUE RECURSOS PARA BANDEIRANTE

O deputado estadual, Mauricio Eskudlark, por meio do Governo do Estado, viabilizou R$ 100 mil à Prefeitura de Bandeirante. Os recursos serão aplicados na instalação de Internet e telefonia móvel em todas as comunidades do interior do município. "Além disso, buscaremos junto a Casan a solução do problema de falta de água", disse o deputado do Extremo Oeste, acrescentando, ainda, que reivindicará no Deinfra a construção de uma nova ponte em Linha Gaspar. 

PARA NÃO FALAR BESTEIRA

A família de um apenado só tem direito ao auxílio-reclusão se quando ele foi preso tinha qualidade de segurado do INSS. O valor pode chegar até R$ 970,00 por mês. A proporcionalidade, em média, é de que entre dez detentos um esteja nesta situação. 


A propósito: Muito do que é postado nas redes sociais, por pessoas que comentam o que não sabem, é deplorável. 

PENSE NISSO

Dias atrás observei um andarilho. Senti pena. No mesmo instante a consciência lembrou-me que só isso não adianta. É preciso ajudar. A caridade é uma virtude ao alcance de todos, independente da forma ou quantia, pois o que lhe parece pouco é muito aos que nada têm.

NOIVOS

O engenheiro de alimentos da Aurora, unidade de São Miguel, Anderson Marangon e a noiva Maiara Laís Marcon, professora do Senac/São Miguel - graduada em Administração Pública pela Universidade do Minho, em Portugal  

ESPECULAÇÃO

O deputado Maurício Eskudlark é candidato à reeleição. Mesmo ainda não sendo oficial, João Grando buscará uma vaga na Assembleia Legislativa. É obvio que isso terá reflexos diretos na coligação PMDB/PSD em São Miguel. Por isso há quem aposte que em 2016 PP e PSD poderão estar coligados com o ex-prefeito Gica e o atual vice-prefeito, Wilson Trevisan. 

TRABALHO INFANTIL E EDUCAÇÃO

O trabalho infantil em São Miguel preocupa o juiz do trabalho e traz à tona a discussão em relação às políticas públicas e os programas sociais desenvolvidos para coibir esta exploração. Diante da situação, a vereadora Maria Tereza Capra apresentou requerimento que solicita informações relacionadas aos programas sociais do município como, por exemplo, número de crianças atendidas e critério de seleção ou divulgação das ações que fazem parte do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti).

A vereadora chama a atenção para a incidência de crianças trabalhando em horário escolar. Para Maria Tereza, as políticas públicas - incluindo, principalmente, a educação - têm que colocar em primeiro plano a melhoria de vida das crianças e adolescentes para que haja as transformações sociais.


DO ILUSTRE, O CAFAJESTE...

Hoje em dia, com as redes sociais, está quase ‘impossível’ ter ‘apenas’ três namoradas ao mesmo tempo.

O SOM

"Você faz o que eles lhe dizem para fazer. Você diz o que eles dizem. Você tenta ser tudo para todos. E cai. Mesmo assim faz novamente. E tropeça. E cai".

*Parte da letra de 'Everything To Everyone' - Everclear. 


HÁ DEZ ANOS

Sex shop em São Miguel? Isso mesmo. Inaugurou, recentemente, na Galeria Actualité, D´Graus Distribuidora. A grande novidade é o sex shop que fica anexo. São oferecidos vários produtos e ‘acessórios’ para os casais, digamos, ‘quebrar a rotina’.

*Coluna Roger Brunetto, 28 de março de 2004.