5 de setembro de 2012

AGROTÓXICOS I

         O integrante da Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBIO) e professor da Universidade Federal Fronteira Sul (UFFS), Pedro Christoffoli, que ministrou uma palestra na Cooperoeste/Terra Viva classifica de gravíssima a situação do uso de agrotóxicos no país.
          Segundo ele, pelo terceiro ano consecutivo, o Brasil foi o campeão mundial na utilização de agrotóxicos. E isso reflete diretamente nos seres-vivos. “Atualmente cada brasileiro, incluindo os recém-nascidos, consome, em média, cinco quilos de princípio ativo de veneno por ano”, enfatiza, mencionando que o fato está diretamente ligado com os inúmeros casos de câncer. “Inclusive vários dos produtos vendidos no Brasil já são reconhecidos como cancerígenos”, menciona.

AGROTÓXICOS II

          Christoffoli cita, ainda, os casos dos suicídios por depressão que é causada por determinados tipos de agrotóxicos que afetam o sistema nervoso central. “Tanto é que, conforme dados do Ministério da Saúde, o principal motivo de suicídios no Brasil se concentra nas regiões onde são registrados os maiores casos de notificações de intoxicações por agrotóxicos”, revela. 

AGROTÓXICOS III

          O integrante da Comissão Técnica Nacional de Biossegurança salienta que os problemas, devido ao abuso na utilização de agrotóxicos, crescem a cada ano. Ele revela que a Universidade Federal do Mato Grosso, que é um dos maiores produtores de soja do Brasil, realizou uma pesquisa com mães daquele Estado que alimentam seus bebês com leite materno. O resultado apontou que 100% das mulheres investigadas continham agrotóxico no leite, mesmo aquelas que não são agricultoras. “Ou seja: o nenê já nasce sendo alimentado com veneno”, assinala, destacando que isso é apenas um dos vários exemplos dos danos que o agrotóxico está causando à natureza e às pessoas.
 

MAPA I

          Todo mundo deveria ter um mapa. De preferência pequeno, para sempre tê-lo em mãos. Muito mais para localizar, os mapas servem para mostrar onde estamos. Isso seria providencial na hora de avaliar determinadas atitudes.  

MAPA II

          O refrão de uma música do Kid Vinil, gravada nos anos 1980, diz: “Oh! João Paulo II, aqui é o terceiro mundo”. Apesar de não aprovar o uso do nome do sumo pontífice, entendi o que ele quis dizer com a letra.
         E aí volto à questão do mapa. Em determinadas situações, ao invés de esbravejar e perder tempo tentando encontrar explicações, simplesmente se localize no mapa e analise a conjuntura do acontecimento - esteja ou não nele envolvido -. A conclusão será lógica e, às vezes, confortante.

MAPA III

          Muitos nunca ouviram falar do Kid Vinil.  Ele teve lá seus 15 minutos de fama na década de 80, principalmente quando era o vocalista da banda Magazine que fez enorme sucesso, em 1984, com ‘Tic Tic Nervoso’.
         Extrovertido e debochado, na música que adverte o Papa que aqui é o terceiro mundo, também demonstrou que é perfeitamente possível ‘dar o recado’ - nas entrelinhas - com ironia inteligente.
         A propósito: o terceiro mundo também pode ser interpretado sendo um país, um Estado ou, quem sabe, uma cidade interiorana. Depende da circunstância. Mas o principal é não esquecer o mapa e, dependendo do caso, de se mapear.

RÁDIOS COMUNITÁRIAS I

A Justiça determinou que as rádios comunitárias de São João do Oeste, Tunápolis e Itapiranga deixem de transmitir publicidades. A decisão é do juiz da Comarca de Itapiranga, Rodrigo Pereira Antunes. Ele determinou que estas emissoras se abstenham de veicular propagandas de natureza comercial, jingles, trilha sonora e endereços. Também proibiu as rádios de mencionar preços, telefones, produtos ou serviços ou qualquer informação de cunho comercial.

RÁDIOS COMUNITÁRIAS II

        As ações contra as referidas rádios comunitárias foram executadas pela Associação Catarinense de Emissoras de Rádio e Televisão (Acaert) que também ingressou na Justiça contra a Rádio Comunitária de São Miguel do Oeste. No entanto, antes da decisão judicial, a emissora migueloestina começou a se adequar a lei, apesar de que, segundo a direção da Acaert, ainda comete algumas falhas.
         De acordo com a Acaert, as rádios comunitárias têm outra finalidade e não podem vender publicidade. Conforme os diretores da associação, as empresas também podem colaborar com a Justiça. Uma forma é não anunciar nestas rádios, mesmo que o valor seja irrisório.

NA FAROL

          Nesta quinta, véspera de feriado, na Farol, tem a 3ᵃ edição da festa ‘Fora do Esquadrão’. Serão dois ambientes e três estilos musicais: rock, música eletrônica e sertanejo universitário.          Ingressos antecipados, com desconto, na Cantina da Unoesc, Chaplin e com acadêmicos do curso de Arquitetura e Urbanismo que promovem o agito.

NO RUD´S

         O festerê no Rud´s Pub, nesta semana, começa na quinta. ‘Vê se Bebe Direito’ é o agito que acontece por lá. Eduardo Gustavo fica encarregado de tocar o bom do sertanejo universitário. Os primeiros 200 ingressos ganham um CD. Em seguida a balada segue com o Dj Roberto Bonet (residente Aruba). A promoção é do 10° período do curso de Direito. Ingressos antecipados, com desconto, com os acadêmicos.
         Na sexta é a vez de Mano e Matheus mostrarem que também são bons no sertanejo universitário. Depois da dupla a moçada vai dançar com o melhor das pistas. Ingressos antecipados, com desconto, para esta festa, na Paloma Exclusiva e no Posto do Garoto.   

NÃO ESQUEÇA

          Nesta sexta, no salão paroquial, tem a tradicional e deliciosa feijoada do Lions. Ingressos com os integrantes do clube de serviço. Lembrando que o lucro será revertido em ações para beneficiar pessoas menos favorecidas.