6 de abril de 2018

*FILOSOFIA DE MADRUGADA

Coisas da minha cabeça ou algo assim na falta de sono. 

Nem todo mundo que te elogia quer teu bem e muitos que te criticam querem apenas incomodar. 

Entendo que solidariedade é bem diferente de caridade, que é muito diferente de exibicionismo. 

Também, no meu entender, o amor não se molda; se vive. Que só fazem conosco aquilo que permitimos. 

Compreendo, ainda, que perdoar não é esquecer, mas aceitar e deixar a ferida cicatrizar sem precisar mostrá-la. 

Que ser determinado é bem diferente de ser inconveniente. Muitas vezes aquele que muito se faz de humilde não sabe o que é humildade.

Que quem muito ostenta, pouco tem a mostrar. Que maturidade é olhar para si sem ignorar o outro. É aceitar o defeito do outro sem ofender ninguém.

Entendi com o tempo que é preciso ouvir, mas que ficar sempre calado é omissão.

Que existe limite para tudo e com consequências, algumas sem volta.

Que cada um usa as armas que tem, mas é preciso responsabilidade e respeito para não prejudicar ninguém.

Ainda assim eu tenho certeza que não conheço ninguém e que não sei nada! Que eu vivo e aprendo. E que viver é um presente e é bom demais. 

*Autoria: Débora Taufer. 

Débora Taufer, de Passo Fundo, é graduada em Farmácia e Bioquímica 

QUEM É O ANIMAL?

Em Pinhalzinho, a Polícia Civil prendeu em flagrante um homem (?) de 59 anos. Ele matou dois cachorros por envenenamento. O animal, digo, o covarde responderá pela prática de crime ambiental. 

Os cães eram da vizinha dele. Quem sabe estavam incomodando-o. Mas nada que uma conversa não resolvesse. E se mesmo depois do diálogo o suposto transtorno continuasse ele poderia acionar as autoridades competentes. 

Nada justifica sua infeliz ação.   

NA VEIA

Isto foi o que Alan Parsons disse pro Roger Waters quando este tentava convencê-lo a cancelar um show em Israel - por motivos de alinhamento político.

“Agradeço a tua nota e a tua paixão. No entanto, este é um assunto político e eu sou simplesmente um artista. Eu crio música, essa é a minha razão de ser. Todos - não importa onde residem, que religião eles seguem, ou que ideologia eles aspiram - merece ouvi-lo se eles assim escolherem. A música não conhece fronteiras, e eu também não” (Alan Parsons).

BEAUTIFUL

A advogada Giordana Grehs, de Carazinho

O (‘BOM’!?) ORGULHO

Tem um menina, em Passo Fundo, muito linda e querida. O namorado dela vacilou. Ela ainda gosta dele, mas não tem jeito. O cara, que também é meu amigo, fez de tudo e mais um pouco.

E ela sofre. E muito. Mas disse, citando trecho de uma música do Yahoo – ‘Mordida de Amor’, de 1987 (ela nem tinha nascido): “Coração quebrado, mas orgulho inteiro”.

E COMO DISSE O ILUSTRE (o cafajeste)

Por vezes fico olhando certas pessoas e penso: "um preservativo teria evitado tanta coisa".

O SOM

 “Subir com a fumaça. E lá vai a cultura pop. E soprou tensão. Estamos asfixiados a partir de uma hemorragia úlcera. O que deu errado? Onde está a voz da razão? Há muito tempo que estamos perdidos. Apatia gelada somada para preencher o vazio da motivação”.  Parte da letra de ‘Confusion And Frustration In Modern Times’ - Sum 41.

HÁ DEZ ANOS

O ex-administrador da cadeia pública de São Miguel, Marino Biesek, for transferido para a o presídio de Chapecó. Ele é acusado de cobrar propina dos presos para beneficiá-los com informações à Justiça.

Isso prova que é fácil jogar no lixo uma reputação por pouca coisa. E, ademais, presos jamais devem ser ajudados. Se estão lá, raras exceções, é por que cometeram algo de errado. E precisam pagar por isso.

*Coluna Roger Brunetto, 06 de abril d 2008.