26 de janeiro de 2014

E PRA FECHAR MAIS UM FIM DE SEMANA...

*"Que a força do medo que tenho não me impeça de ver o que anseio. Que a morte de tudo em que acredito não me tape os ouvidos e a boca, porque metade de mim é o que eu grito. Mas a outra metade é silêncio. Que a música que ouço ao longe seja linda, ainda que tristeza. Que a mulher que amo seja para sempre amada, mesmo que distante, pois metade de mim é partida. Mas a outra metade é saudade. Que as palavras que eu falo não sejam ouvidas como prece nem repetidas com fervor. Apenas respeitadas como a única coisa que resta a um homem inundado de sentimentos, pois metade de mim é o que eu ouço. Mas a outra metade é o que calo. Que minha vontade de ir embora se transforme na calma e na paz que eu mereço. Que a tensão que me corrói por dentro seja um dia recompensada, porque metade de mim é o que penso. A outra metade um vulcão. Que o medo da solidão se afaste e o convívio comigo mesmo se torne ao menos suportável. Que o espelho reflita eu meu rosto um doce sorriso que eu me lembro ter dado na infância, pois metade de mim é a lembrança do que fui. Mas a outra metade eu não sei. Que não seja preciso mais do que uma simples alegria pra me fazer aquietar o espírito e que o seu silêncio me fale cada vez mais, pois metade de mim é abrigo. A outra metade é cansaço. Que a arte me aponte uma resposta, mesmo que ela mesma não saiba. E que ninguém a tente complicar, pois é preciso simplicidade pra fazê-la florescer, pois metade de mim é a plateia. A outra metade é a canção. E que a minha loucura seja perdoada, pois metade de mim é amor. E a outra metade também". 
*Letra de 'Metade' - Oswaldo Montenegro. 

IMUNDOS DE ESPÍRITO

Antes de tudo precisamos ter consciência que o trabalho da Polícia é difícil para deter traficantes. São necessárias várias provas como filmagens, testemunhas e, quase sempre, por medo, ninguém colabora.

Por mais evidências que existam não é tão fácil quanto parece colocar um traficante atrás das grades. Além disso, mesmo depois de flagrado, ele tem direito a ampla defesa e, não raro, com bons advogados, muitas vezes, fica ileso.

Tenho aversão aos traficantes. E quando o assunto é crack nem se fala. Esta droga é simplesmente devastadora. Pelos relatos, praticamente não há saída. Sendo assim, quem vende crack não é traficante; é assassino.

Os vendedores de drogas são tão detestáveis que aceitam qualquer coisa em troca: desde camisetas de marca até eletrodomésticos. Tudo para manter o pobre coitado no vício.

Mas, na verdade, não tenho tanta pena do dependente, pois, com tantas campanhas, deveria saber dos malefícios das drogas, incluindo as lícitas.

Minha tristeza é ver pais que criaram um filho com tanto zelo e se deparam com uma situação insustentável. E, por mais que reconheçam o erro daquele que colocaram no mundo, o instinto fala mais alto e lembra que 'filho é filho'. São os pais que mais sofrem. Destes sinto pena.

Traficantes, além de, obviamente, obterem dinheiro de forma ilícita, destroem famílias e acabam com vidas. São imundos de espírito. Sou contra a pena de morte, mas a favor da prisão perpétua e, nesses casos, da tortura. 'Que sintam na carne o que fizeram muita gente sentir na alma'.

SÁBIA

Uma senhora disse para todos que a ouviam que não visitava o túmulo do seu pai pela simples razão que ele não está lá. Disse tudo. Foi muito feliz. Nos túmulos só estão os esqueletos. O que vale é o espírito. 

Não quero sugerir que os túmulos não tenham que ser cuidados. Mas venerá-los é besteira. O que a alma do morto precisa, principalmente se  não teve uma conduta adequada em sua passagem pela terra, é de rezas. E orações podem ser feitas em qualquer lugar.