6 de março de 2012

JORNALISMO E DIREITO

         Minha graduação acadêmica é em Jornalismo. Mas tenho fascinação pelo Direito. Pelas leis e como aplicá-las. Pelos entendimentos dúbios que geram debates acalorados e prolongados, porém inteligentes. Pelas teses. Enfim, por tudo que o envolve. E a intuição diz que não levará tempo para encarar mais um vestibular e ingressar neste curso.
          E frequentá-lo-ei pelo conhecimento que ele oferece. Não almejo se, de fato, um dia conquistar o diploma de bacharel em Direito prestar o exame da OAB para aventurar-me no mundo da advocacia ou realizar um concurso para alguma das várias profissões que a graduação proporciona. O aprendizado fantástico que terei será suficiente para satisfazer-me.  
         O Direito deslumbra. Aliás, um dos meus prazeres é conversar com advogados, promotores de Justiça, delegados, juízes e bacharéis em Direito. Observo que mesmo numa conversa informal, sobre qualquer assunto, pois tudo parece estar direta ou indiretamente ligado à área jurídica, eles, além de mostrar conhecimento, têm um vocabulário aprimorado.  
         A propósito: somos privilegiados, pois o curso de Direito da Unoesc, campus de São Miguel, está entre os melhores do Sul.

É SEXTA

          Nesta sexta, no Rud´s Pub, tem ‘Contaneja’. A promoção é  do 7° período do curso de Ciências Contábeis da Unoesc. Zé Alécio e Eduardo animam a festa com muito sertanejo universitário. Depois tem Dj.

É SÁBADO

         ‘Mulher de Fases’; ‘A Mais Pedida’; ‘Me Lambe’; ‘Selim’; ‘O Pão da Minha Prima’; ‘I Saw You Saying’ são alguns dos sons que os Raimundos tocarão neste sábado na Farol. O show faz parte da programação oficial do Motocão 2012. Informações sobre ingressos, área vip e camarotes na Chaplin ou no 8812-5200. Conselho: chegue cedo para evitar filas, pois a previsão é de casa cheia.  

AOS HOMENS

         Vão aí algumas dicas da Revista Alfa sobre estilo e etiqueta para o sexo masculino: -Não há nada que dê o direito de você usar roupas amarrotadas no trabalho; -Bermuda na empresa, só se for sonâmbulo; -Um homem sabe quando seu tempo passou; -Sempre abra a porta para elas. Até para sua ex-mulher antes de entrar no escritório de advocacia para assinar o divórcio; -Jamais queira saber por que não foi convidado para uma festa.
           E mais: -Cumprimente todas as pessoas no trabalho; -Não há desculpa para ser rude. A mulher pode ter destruído seu coração, porém seja sempre firme e gentil; -Nunca ignore a mulher de um amigo numa conversa, mas também não se empolgue; -Nunca abandone um amigo que está muito doente, foi demitido, se separou ou está bêbado; -Quando estiver com ela, pague a conta; -O aperto de mão é um só: levante a cabeça e olhe nos olhos. Firme, mas não muito. Sem ser frouxo. Sem esmagar. Use só uma mão; -E, talvez, o principal: só vista sunga se estiver absolutamente seguro.    

FALTOU DIZER

         Por fazer parte do bloco Os Perdidão, nas duas últimas semanas o destaquei. Mesmo que tardiamente, registro e parabenizo a moçada bacana dos outros blocos: ‘Cia da Alegria’; ‘Loks’; ‘Os Bartira’; ‘Katucanela’; ‘Caixaça’; Já Deu Certo’ e ‘Melhor Idade’.

E A VIDA SEGUE...

          Na madrugada do dia 27 de fevereiro do ano passado um acidente automobilístico, mesmo acontecido longe de São Miguel, abalou a cidade. Motivo: a morte prematura de Leonardo Weissheimer, de apenas 20 anos. Foi na região metropolitana de Porto Alegre, onde cursava Medicina. Ninguém queria acreditar. Filho dos médicos Gerson e Rosane Weissheimer, todos o admiravam. Tinha centenas de amigos e amigas. O cara era muito boa gente. O corpo foi cremado na capital gaúcha, no entanto faltou espaço na Igreja Matriz São Miguel Arcanjo na missa de sétimo dia. Várias pessoas tiveram que ficar no lado de fora.
À época escrevi: ‘Deus, na sua infinita sabedoria, sabe o que faz. Sempre. Não há como segurar as lágrimas, mas tenham certeza que ele está em um lugar melhor que o nosso’.
            E continuo pensando assim. A vida não acaba com a morte. Não é consolo. É verdade. Inclusive atrevo-me a dizer que coincidência não existe. Respeito que pensa o contrário, mas, no meu entender, reencarnação é fato. E ouso provocar os céticos: O que é mil, um milhão ou 900 trilhões de anos perante o infinito?   
           Não sei quando, nem o local e, muito menos, o horário, mas o Léo reencontrará seus pais, parentes e conhecidos. E isso vale para todos que perderam um ente querido. E mais: “Um dia, longe da Terra, todos os motivos serão explicados e aí, então, entenderemos os ‘porquês’ da vida”.  

HÁ 10 ANOS

          Será no próximo sábado, 16, em Maravilha, a primeira, das 10 eliminatórias, do concurso Garota Top 104. Em cada evento duas candidatas se classificam para a final que acontecerá em São Miguel. A vencedora vai ganhar uma moto Yamaha YBR 125. A promoção é da Rede Peperi, com o apoio da Loja Diference e da Cerveja Belco.
         *Coluna Roger Brunetto, 09 de março de 2002.