8 de julho de 2010

VIVA O SER HUMANO I

A maioria dos brasileiros é incrível. Chora pela eliminação da seleção brasileira, mas não derrama uma lágrima ao ver pessoas passando frio e fome. Ou ainda: padecendo por falta de hospitais e assim por diante.
Mas isso não é uma ‘exclusividade’ de nossa gente. Praticamente no mundo inteiro é a mesma coisa.

VIVA O SER HUMANO II

Desde a eliminação dos milionários pernas de pau, a pauta nas bodegas é quem deve ser o próximo técnico da seleção. Penso que há discussões bem mais importantes. Até porque eles sequer sabem que existimos.
E em 2014 a Copa do Mundo será por aqui. Já imagino a confusão do próprio povo brasileiro se a nossa seleção não for à campeã.

VIVA O SER HUMANO III

O que mais chama a atenção é que os mais pobres, que deveriam se revoltar com a dinheirama gasta na realização de uma Copa do Mundo e, principalmente, no pagamento dos salários de certos jogadores é o que mais curte e se ilude com o futebol. Pior: em alguns casos parte para agressão física que, não raro, termina em morte. Foi assim nas comemorações do penta em 2002.
Não sabemos nem comemorar. Mesmo assim vamos sediar uma Copa do Mundo.

IRRESPONSÁVEIS

Várias ligações para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) são trotes. Isso é deplorável.
É lamentável que até agora não haja uma lei que reprima o mau uso do telefone, como é nesse caso. Pessoas que assim agem deveriam ter a linha confiscada ou bloqueada por um bom tempo. E mais: deveriam ser processadas. É o mínimo.

ALUNOS X PROFESSORES

Muitos pais reclamam do que os professores fazem com os alunos. E com razão. Porém, também é preciso lembrar o que muitos estudantes ‘aprontam’ com os professores.
E isso é em todos os lugares, incluindo, é claro, São Miguel.

APANHA E APLAUDE

A culpa pelo sofrimento do povo, seja onde for, é do próprio povo. O problema é a passividade do ser humano. François Guizot estava certo: “Nada é tão nocivo para os povos do que se darem por satisfeitos com meras palavras e aparências”.