1 de setembro de 2013

E PRA FECHAR MAIS UM FINAL DE SEMANA...

Ando só, pois só eu sei pra onde ir por onde andei. Ando só nem sei por que. Não me pergunte o que eu não sei. Siga aquele carro ou as pegadas que eu deixei. Há um mapa dos meus passos nos pedaços que eu deixei. "Desate o nó que te prendeu a uma pessoa que nunca te mereceu". Desate o nó que nos uniu num desatino, um desafio. Ando só como um pássaro voando. Ando só como se voasse em bando. Ando só, pois só eu sei andar, sem saber até quando. Ando só. 
Letra de 'Ando Só' - Engenheiros do Hawaii. 

ESKUDLARK CONSEGUE MAIS R$ 200 MIL PARA A REGIÃO

Por meio de emenda do deputado estadual, Mauricio Eskudlark, o governo do Estado confirmou a liberação de R$ 200 mil à Prefeitura de Descanso. O recurso financeiro será aplicado na construção do passeio público ligando o trevo de acesso à cidade à Linha Cruzinhas.

O prefeito descansense, Hélio Daltoé, enalteceu o empenho do deputado do Extremo Oeste e elogiou sua equipe de trabalho na elaboração do projeto. 
"A obra trará mais segurança aos motoristas e pedestres que transitam pelo trajeto", salienta o deputado Mauricio Eskudlark 

TIA E SOBRINHO

Daléia Brunetto, de São Miguel, com o sobrinho João Pedro de Jesus, de Florianópolis

ÓTIMO EXEMPLO I

O curso de Direito da Unoesc, campus de São Miguel, por meio do Núcleo de Prática Sócio Jurídica, presta um relevante serviço de interesse social desde o início de 2001. São atendidas todas as pessoas consideradas hipossuficientes (que não possuem recursos suficientes para pagar as custas processuais e honorários do advogado).

O atendimento consiste na orientação jurídica extrajudicial (mediação e conciliação) e judicial (ajuizamento e contestação de ações). São mais de 800 atendimentos por ano.

A universidade e seus professores/advogados não recebem nenhum valor pelos serviços. “É uma forma de atender a comunidade, de prestar um serviço comunitário”, diz o coordenador do curso, Nedio Dariva Pires de Lima.


ÓTIMO EXEMPLO II

As pessoas que procuram o auxílio são atendidas da melhor forma possível por professores e acadêmicos do 8º, 9º e 10º períodos, sendo que a maioria deles já conseguiu, inclusive, aprovação nas provas da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

Nedio Dariva Pires de Lima explica que a Constituição estabelece que todas as pessoas que tiverem um direito violado - ou ameaçado de violação - podem procurar o Poder Judiciário e ajuizar uma ação para protegê-lo. “Porém, para isso, é necessário à contratação dos serviços de um advogado”, observa. Ocorre que muitos não têm condições financeiras para pagá-lo. “Nestes casos, a Constituição garante que o Estado deverá prestar assistência jurídica integral e gratuita”, destaca, acrescentando que se enquadram no benefício os que têm uma renda familiar de até dois salários mínimos.


ÓTIMO EXEMPLO III

Em Santa Catarina o atendimento sempre foi feito pela OAB - em convênio com o Estado e pelos cursos de Direito através de seus Núcleos de Prática Sócio Jurídica -. No entanto, a partir do ano passado, o Supremo Tribunal Federal (STF) determinou que a assistência judiciária fosse prestada pela Defensoria Pública. “Que é uma instituição composta por advogados e outros servidores concursados”, explica Nedio.

O Estado de Santa Catarina já começou a organizar a Defensoria Pública. Para São Miguel foi designado um defensor público e dois servidores técnico-administrativos para atender toda a região o que, considerando a demanda, é absolutamente insuficiente.

De acordo om Nedio Dariva Pires de Lima, mesmo com a implantação da Defensoria Pública, o curso de Direito da Unoesc continuará seu atendimento à população, cumprindo sua função social, muitas vezes ‘olvidada’.