6 de dezembro de 2012

CONSTRUÇÃO CIVIL E PREFEITURA I

           Repercute em toda a região a iniciativa da Associação dos Engenheiros e Arquitetos (Assenar), do Sindicato da indústria da Construção Civil (Sinduscon) e dos corretores de imóveis de São Miguel que entregou um documento com sugestões ao prefeito eleito, João Valar. 
          De acordo com o integrante da Assenar, do Sinduscon e vice-presidente da Federação das indústrias de Santa Catarina (Fiesc), o engenheiro civil, Astor Kist, o objetivo foi contribuir com a futura administração municipal em relação a melhorias necessárias para o setor imobiliário. Conforme o engenheiro, o setor entende que o recém-aprovado Plano Diretor, o qual, em sua elaboração, também contou com a participação das entidades citadas, necessitada de ajustes.

CONSTRUÇÃO CIVIL E PREFEITURA II

         Na questão de tributação, segundo Kist, o segmento contribuiu na elaboração de um plano de reforma tributária que comtempla o Imposto de Transmissão de Bens Imóveis Intervivos (ITBI) e do Imposto Sobre Serviços (ISS) que a atual administração não conseguiu aprovar na Câmara de Vereadores. “Gostaríamos que o projeto voltasse à apreciação, votação e, se possível, aprovação dos vereadores”, assinala o engenheiro.
        Já em relação ao Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) o ramo da construção não concorda com o pagamento do imposto sobre materiais usados nas obras, pois se trata de tributos sobre serviços. “Inclusive esta matéria já foi sumulada no Supremo Tribunal Federal (STF)”, observa Kist. 

CONSTRUÇÃO CIVIL E PREFEITURA III

        Quanto ao ITBI existem muitas reclamações devido ao valor atribuído aos imóveis. A declaração é do engenheiro Astor Kist. “Entendemos que precisa ser criado um mapeamento da cidade com atribuição de valores, tendo como base alguns fatores determinantes como, por exemplo, localização, topografia, testada, profundidade, entre outros”, expõe.
        Além disso, salienta o engenheiro, seria prudente que as empresas participantes dos processos licitatórios sejam mais bem selecionadas considerando a capacidade técnica, idoneidade financeira e executiva e cumprimento na segurança do trabalho. “Sugerimos, ainda, que se faça um cadastro daquelas que vençam as licitações e não cumprem o exigido”, menciona.

CONSTRUÇÃO CIVIL E PREFEITURA IV

           Outra proposta das entidades é que a Prefeitura amplie o Departamento de Engenharia com a criação de uma subdivisão para elaboração de projetos ligados à Secretaria de Planejamento e outra para a execução de projetos de obras de interesse da municipalidade.
         Kist afirma que, de uma forma geral, a intenção do setor é contribuir com a futura administração como fez com a atual. O engenheiro enfatiza que o segmento imobiliário contribui com um grande percentual do Produto Interno Bruto (PIB) local. “Deixamos claro que as entidades envolvidas não são ligadas a nenhuma agremiação política. Nossa intenção é auxiliar o Executivo e o Legislativo e nosso partido é São Miguel do Oeste”, assegura Astor Kist.
 

DECIDIDO

         Se o mundo não acabar no próximo dia 21 eu vou morar em Tangamandápio, cidade onde reside o Jaiminho (o carteiro do Programa Chaves), ‘só para evitar a fadiga’.
 

NO RUD´S

           Emerson e Daniel farão a festa nesta sexta no Rud´s Pub com muito sertanejo universitário na 2ª edição da ‘Festa do Raio X’. A promoção é do curso de Radiologia. Ingressos antecipados, com desconto, com alunos da turma, Posto do Garoto e Paloma Exclusiva. E na próxima sexta, Diego Strada está de volta na comemoração do segundo ano do bar.

FESTÃO

        Neste sábado, na Farol, a animação será grande e o ‘tchê music’ vai fazer o público vibrar do início ao fim do show com o grupo Tchê Garotos. Antes e depois tem as mixagens do Dj Arno Costa. GDO e Farol promovem a festa que, com certeza, reunirá gente de várias cidades da região.  Ainda restam alguns ingressos antecipados -com desconto- para a pista e área vip na Chaplin, Juzz, Cantina da Unoesc e Sol House. 
         Em tempo: a princípio o show aconteceria no Parque de Exposições Rineu Gransoto, mas foi transferido para a Farol.  

EM ALTA

         Uma professora e um estudante da Unoesc, campus de São Miguel, tiveram destaque no 5º Concurso Estadual de Planos de Negócio para universitários, promovido pelo Sebrae /SC.  Neidi Krewer Cassol, que integra o corpo docente dos cursos de Administração, Ciências Contábeis e Sistema da Informação em São Miguel, Maravilha e Pinhalzinho, foi uma das vencedoras da categoria professor. Já o estudante Daniel Henrique Muller, que está na 8ª fase de Administração, em Maravilha, alcançou a segunda colocação na categoria indústria.
         Mais de 4,6 mil planos foram inscritos por estudantes universitários de todo o Estado, os quais eram orientados por aproximadamente 350 professores. Apenas 25 planos e cinco professores chegaram à fase final. Destes, oito planos foram inscritos por estudantes da Unoesc e dois professores são docentes da universidade.
 

AOS DOMINGOS TAMBÉM

          Em dezembro e janeiro, na Pizzaria Forno à Lenha, além das quartas, sextas e sábados, também aos domingos será servido o tradicional e saboroso rodizio de pizzas e massas. Os apreciadores da ótima culinária de São Miguel e região, e são muitos, agradecem. 

E COMO DIZ O NICO DA BARBEARIA 'CORTE LOGO OU DEIXE LONGO'....


          Barbeiro é aquele inseto que não sabe dirigir.

HÁ DEZ ANOS

          Recebeu na noite de ontem, no Salão de Atos da Pontifica Universidade Católica (PUC), em Porto Alegre, o título de endocrinologista, a médica Aline Hübner. Ela irá clinicar em nossa região já a partir do próximo ano, preenchendo uma grande lacuna, tendo em vista não haver nenhum profissional desta especialidade atuando por aqui. Além de Medicina, Aline cursou dois anos de Medicina Interna e mais dois se especializando em Endocrinologia, área que abrange o tratamento de diabetes, tireoide, obesidade, dosagem hormonal, entre outras doenças. Com a instalação de seu consultório em São Miguel, muitos pacientes deixarão de se locomover a outras cidades para receberem tratamento adequado.
         *Coluna Roger Brunetto, 07 de dezembro de 2002.