31 de dezembro de 2010

“FELIZ 2011”

*Vamos celebrar a estupidez humana, a estupidez de todas as nações. O meu país e sua corja de assassinos, covardes, estupradores e ladrões. Vamos celebrar a estupidez do povo, nossa polícia e televisão.
Vamos celebrar nosso governo e nosso Estado que não é nação. Celebrar a juventude sem escolas, as crianças mortas. Celebrar nossa desunião. Vamos celebrar Eros e Thanatos, Persephone e Hades.
Vamos celebrar nossa tristeza. Vamos celebrar nossa vaidade. Vamos comemorar como idiotas a cada fevereiro e feriado todos os mortos nas estradas. Os mortos por falta de hospitais.
Vamos celebrar nossa Justiça, a ganância e a difamação. Vamos celebrar os preconceitos, o voto dos analfabetos. Comemorar a água podre e todos os impostos, queimadas, mentiras e seqüestros. Nosso castelo de cartas marcadas. O trabalho escravo. Nosso pequeno universo. Toda a hipocrisia e toda a afetação. Todo roubo e toda indiferença.
Vamos celebrar epidemias. É a festa da torcida campeã. Vamos celebrar a fome. Não ter a quem ouvir. Não se ter a quem amar. Vamos alimentar o que é maldade. Vamos machucar o coração.
Vamos celebrar nossa bandeira. Nosso passado de absurdos gloriosos. Tudo que é gratuito e feio. Tudo o que é normal. Vamos cantar juntos o hino nacional. A lágrima é verdadeira. Vamos celebrar nossa saudade. Comemorar a nossa solidão.
Vamos festejar a inveja, a intolerância e a incompreensão. Vamos festejar a violência e esquecer a nossa gente que trabalhou honestamente a vida inteira e agora não tem mais direito a nada.
Vamos celebrar a aberração de toda a nossa falta de bom senso. Nosso descaso por educação. Vamos celebrar o horror de tudo isto com festa, velório e caixão. Tá tudo morto e enterrado agora já que também podemos celebrar a estupidez de quem cantou essa canção.
Venha!Meu coração está com pressa, quando a esperança está dispersa. Só a verdade me liberta. Chega de maldade e ilusão. Venha! O amor tem sempre a porta aberta e vem chegando a primavera. Nosso futuro recomeça. Venha que o que vem é perfeição!...
*Composição: Renato Russo.

VIVA O SER HUMANO

O homem que está na bodega tomando cachaça e ri daquele que passa com a mulher e os filhos com a bíblia nos braços, chegando ou saindo de um culto, é o mesmo que, ao chegar em casa, bate na esposa na frente dos filhos. O ser humano é incrível.

CONTINUA SENDO MÉDICO

Para alívio de seus inúmeros pacientes de toda região, e até de outros Estados, o agora diretor técnico do Hospital Regional Terezinha Gaio Basso, Hugo Schünemann, continuará atendendo normalmente em seu consultório, inclusive realizando exames como endoscopia e colonoscopia.
Em resumo: por sua competência, o médico apenas assumiu mais uma função. Importante frisar que a escolha da Fundação São Camilo não foi política já que o cirurgião não é filiado nem simpatizante de qualquer sigla partidária.

TRANSFORMAÇÃO

A cidade está transformada. Moçada que estuda fora, de férias, está por aqui e só deve viajar às praias ou outros lugares nos primeiros dias de janeiro.
No último domingo, por exemplo, às 23h, as ruas estavam super movimentadas. O bom disso tudo são os reencontros com os amigos e amigas de fora.

CAÇULA

A mais nova emissora da Rede Peperi, a Rádio Oeste FM, de Iporã do Oeste, já está no ar. No último dia 24, véspera de Natal, passou a operar em caráter experimental, na freqüência 89,5.
A programação, conforme o diretor da rede, jornalista Adilson Baldissera, já está pré-definida. O gerente será o boa gente Ayrton Keffer.

HÁ 10 ANOS

São Miguel simplesmente se transformou no feriadão de Natal. A movimentação começou na sexta-feira. No sábado à noite os bares centrais lotaram. O Bepi estava cheio. Muita gente nem conseguiu entrar. Outros locais também ficaram sem espaço para atender a moçada. Na noite de domingo, véspera de Natal, o Clube Comercial lotou. O agito foi até às 6h30.
*Coluna Roger Brunetto, 30 de dezembro de 2000.