28 de novembro de 2012

DEDUÇÕES E REPUTAÇÕES I

          Constado. Às vezes acredito e, em outras, finjo crer na veracidade. Em São Miguel há abastados honestos e pobres ladrões que o são não por necessidade, mas por sem-vergonhice.
         Não acredito em coincidências. Nem em mudanças de personalidade. A genética boa, má ou um pouco das duas é para sempre.  As ações até podem mudar por ‘forças das circunstâncias’, tratamentos, religião, entre outros, porém a essência - dissimulada no desejo oculto - sempre será a mesma.

DEDUÇÕES E REPUTAÇÕES II

          Morei um tempo em Chapecó. Alguns dias em Joaçaba. Isso me inabilita afirmar que os habitantes de todas as cidades ajam da mesma forma. 
         Conversando, no entanto, com pessoas de outros lugares que vieram morar em São Miguel, as opiniões se dividem. Posso estar errado, mas concluo que a razão da ‘divisão’ são as companhias. Os que chegam não sabem quem é quem. Alguns até obtém algumas informações, principalmente sobre ‘reputações’.

DEDUÇÕES E REPUTAÇÕES III

          Se basear por reputações é vago. É inútil. É ingênuo. Inclusive poderia citar vários exemplos de nossa cidade. A dedução é uma, entretanto a reputação é outra. Ou a reputação obtida está muito distante da dedução.  Todos sabem o que ‘prevalece’ mesmo deduzindo - e até tendo certeza - da reputação.
         Criticar ou elogiar deduções e reputações é válido e inócuo, pois não alterará nada. Assim foi. Assim é e assim será. 
        

DEDUÇÕES E REPUTAÇÕES IV

         “O valor de um homem deve ser medido pelo seu caráter, sua honra e pela nobreza de seus pensamentos”. A frase é de Herbert Alexandre Galdino Pereira. O cientista e pensador está certo, porém sejamos sensatos: sua ‘tese’ é totalmente retrógada que, quando dita, chega a soar de forma ridícula e irônica. 
        “Totalmente démodé” diria um franco-brasileiro, degustando, em gulosos goles, e às gargalhadas, uma Heidsieck 1907, lembrando Charles de Gaulle: “O Brasil não é um país sério”. E, neste contexto, pergunto: São Miguel é uma cidade séria? Quem sabe, para responder, você recorra a deduções e reputações.  

DO LEITOR

          No último dia 23, por volta das 14h30, um cidadão, proprietário de uma revenda de automóveis usados, com a sua ‘poderosa’ camionete, com ar de superioridade e com uma expressão de deboche, estacionou em uma vaga destinada exclusivamente a clientes de farmácias.
          Entretanto, ao sair do veículo, ele simplesmente se deslocou a uma agência bancária, num estilo ‘não estou nem aí’. Pela sua ‘prepotência’ acho que ele deve ser dono da cidade.
          Aprendi que moralidade, dignidade e respeito vêm do berço. Eu não sou rico nem possuo um carrão. Sou casado. Minha filha nasceu neste dia 21 de novembro. Eu me recupero de um Acidente Vascular Cerebral (AVC) e, naquele momento, precisava comprar remédios. Perdi muito tempo para achar outro lugar para estacionar. Em tempo: tenho o nome e a marca da camionete. Também anotei a placa.  
           *Alex Posser.

APROVEITE

            A Unoesc prorrogou o período de inscrições e seleção para o Mestrado em Direito. O curso será oferecido a partir do primeiro semestre de 2013, em Chapecó. Com isso as inscrições poderão ser efetuadas até o próximo dia 30.
            A prova escrita ocorrerá somente no dia 7 de dezembro e a divulgação dos aprovados, nesta primeira etapa, será no dia 11 do mesmo mês. A relação dos aprovados, na segunda etapa, que é a análise de currículo, será divulgada no dia 12 de dezembro. Já a entrevista e a avaliação dos pré-projetos de dissertação ocorrerão nos dias 13 e 14 seguintes.
           O edital relativo ao assunto, de número 50/Unoesc-R/2012, e o termo aditivo podem ser encontrados no site (www.unoesc.edu.br), no espaço de publicações legais.  Mais informações também podem ser encontradas no mesmo site, no menu ‘Cursos’.

ÔÔÔ LÁ EM CASA...

          Nesta sexta, na Farol, tem show com Léo e Júnior. Pelos comentários a festa vai ser uma das melhores do ano. A dupla está despontando cada vez mais no cenário nacional. Depois o agito continua com o Dj e comunicador da Top 104 FM, Arno Costa. Garanta seu ingresso antecipado, com desconto, nos locais de costume.

NO RUD´S


        Nesta ‘Quintaneja’, no Rud´s Pub, mulheres free até às 23h. Na sexta o bar não abre, porém, no sábado, tem ‘Na Levada do Arrocha’, com Robson e Joziel. Quem promove a festa é o curso de Gestão Ambiental. Ingressos antecipados, com desconto, com alunos da turma, no Posto do Garoto e na Paloma Exclusiva.

 

O SOM

          “Subir com a fumaça. E lá vai a cultura pop. E soprou tensão. Estamos asfixiados a partir de uma hemorragia úlcera. O que deu errado? Onde está a voz da razão? Há muito tempo que estamos perdidos. Apatia gelada somada para preencher o vazio da motivação”. - Parte da letra de ‘Confusion And Frustration In Modern Times’ - Sum 41.

HÁ DEZ ANOS

          Mais uma vez o Círculo Militar foi palco de um grande evento. Refiro-me a 2ª edição do Baile do Hawaí, sábado passado. Baita festa. Gente bacana por todos os lados. Frutas tropicais, coquetéis, três ambientes, telões, decoração especial, ótima infraestrutura e a piscina à disposição daqueles que queriam extravasar. Organização nota dez. Parabéns ao comandante do14º RCMec, coronel Luiz Felipe Kraemer Carbonell e sua esposa Graça, que, a exemplo do ano passado, deram um show de elegância.
         *Coluna Roger Brunetto, 30 de novembro de 2002.