1 de dezembro de 2013

E PRA FECHAR MAIS UM FIM SE SEMANA...

* "Vou andando e as minhas botas que se gastem. Que se amolem. Vou andando e o que vou vendo vou cantando; vou dizendo. Que o 'saltimbanco' vai morando onde o 'sol há de ir batendo'. E o que vejo não é nada 'se cá dentro não o penso'. Se não vejo com os olhos da 'terra donte pertenço'. Se não me cruzo com as estradas da montanha de mar imenso". 
*Letra de 'Cantiga do Camolas' - Sergio Bittencourt. 

PARA BOI DORMIR I

Jogar a culpa no professor por ter ficado em A2 é a desculpa mais inútil que existe. Aliás, não é por acaso que quem a utiliza ficou em A2. E provavelmente reprovará.


Quando se trata de uma criança do primário até pode-se relevar. Inadmissível é quem frequenta um curso superior utilizar-se do esfarrapado argumento. 

PARA BOI DORMIR II

Não é feio ficar em A2. Inadequado é ‘colar’ para não encará-la. Aliás, às vezes, chego a pensar que a ilusão é ‘viciante’. De que vale ser aprovado e pouco - ou nada - saber? 

Muitos podem responder que o vale é o ‘canudo’. Coitados. No mercado de trabalho, cada vez mais, o canudo é, sim, necessário, mas não passa de um mero complemento. O mais importante é o saber, o conhecimento.


E isso também vale aos que pretendem prestar concursos. É só perguntar a uma pessoa que passou em algum quantas horas diárias ela estudou.  

PARA BOI DORMIR III

Muito do que meu ex-chefe, o jornalista Ademar Baldissera, me dizia, quando tinha 18, 19, 20 anos de idade, eu não compreendia. Mas, junto com a lembrança, o tempo traz o entendimento.   Recordo que certa vez ele disse: "Quem faz a faculdade é o acadêmico".


Em outras palavras: Se a pessoa não se dedicar, não se aplicar - dentro e fora da sala de aula - podem matriculá-la na melhor universidade do mundo. É tiro na água.