16 de março de 2012

TÔ SABENDO...

      E parece que não sou o único de São Miguel que, esporadicamente, frequenta a badalada Biersite Microcervejaria, em Carazinho. Tem gente conhecida da cidade que também aparece por lá. Inclusive em dia de semana. E mais: sai daqui às 20h e chega por lá às 23h. Resta saber se é ou não na ‘surdina’.

ETERNO ATÉ QUE TERMINE

É claro que há exceções, mas a maioria dos casamentos realizados de 1985 para cá resultou em divórcios e outros - não desfeitos - são de aparência. Aliás, muitos ‘se aturam’, pois, com o perdão do trocadilho, se o ‘matrimônio’ acabar o ‘patrimônio’ terá de ser repartido. Atualmente, apesar de muita gente juntar as ‘escovas de dentes’, normal é separar e anormal é ficar junto até que ‘a morte os separe’.

Neste emaranhado todo penso de como deve ser desconfortante estar ao lado de quem não se gosta. Pior, no entanto, é alguém ficar com uma pessoa sabendo que ela não quer mais nada, que deixa explícito ‘que já passou da hora do fim’. Em outras palavras: amar e não ser amado com igual fervor.

Quando a paixão, sempre confundida com o amor, finda não há o que fazer, apesar de que, às vezes, o ‘arrependimento’ bate à porta de quem tomou a iniciativa de colocar um ponto final no relacionamento. O futuro é imprevisível. Óbvio. E o fica ainda mais quando envolve sentimentos. Tenham eles sidos bons ou ruins. E mais: todo mundo já descartou e foi descartado. Normal. A vida é isso. O diferencial, no caso da rejeição, é que há os que aceitos; outros lamentam. Ainda tem uma parcela que, com o tempo, comemora. 

E para fechar cito Machado de Assis: ‘Deus, para a felicidade do homem, inventou a fé e o amor. O diabo, invejoso, fez o homem confundir fé com religião e amor com casamento’.  

O MUNDO VAI ACABAR

          Se alguém ainda tem dúvidas que o mundo acabará em 2012 então ouça aquela música ‘Dançar Kuduro’, do pseudocantor Latino. É uma versão ridícula de um som de um tal  de Don Omar - ‘Danza Kuduro’ -. Aliás, acredito que só os masoquistas conseguem ouvi-la até o final. É o fim!
 

PÉROLAS


         -Mais tranqüilo que vaca na Índia.
         -Mais indeciso que camaleão em frente de um arco-íris.
         -Mais ligado que rádio de preso.
         -Mais por fora do que quarto de empregada.
         -Mais sofrido que joelho de freira em semana santa.
         -Mais informado que gerente de funerária.
         -Mais perdido que cebola em salada de frutas.

TREVISAN PODE DEIXAR A SDR

          Na próxima semana o secretário regional, Wilson Trevisan, viaja a Florianópolis. Na capital do Estado ele seu reúne com o governador, Raimundo Colombo, e com o presidente estadual do PSD, Gerson Merísio. Na pauta do encontro: sua permanência ou não à frente da SDR.
           É que é grande a possibilidade de o partido lançar candidato a prefeito em São Miguel e Trevisan é um dos nomes fortes da agremiação. Neste caso, terá que se desincompatibilizar da função até o dia 6 de abril. “Sou um militante e farei o que o governador e o presidente do PSD julgarem melhor para a sigla”, disse.
        Em tempo: comentam, nos bastidores, que se Trevisan realmente deixar a SDR o nome mais cotado para assumir a vaga é o do atual gerente de administração da SDR, Volmir Giombelli. O atual secretário, no entanto, não confirma a informação. Restringiu-se a dizer que “isso quem decidirá é a coligação”. 

É SEXTA

     Moçada de toda região deve chegar a São Miguel nesta sexta para conferir o show com Marcos e Belutti. O evento acontece no pavilhão do Parque de Exposições Rineu Gransotto.
       Além de seus sucessos, a dupla paulista também deve cantar músicas de outros cantores. Depois da apresentação a festa continua com Dj e muito som para a moçada dançar.

AGORA SAI

         Nesta sexta, na concha acústica da Unoesc, a partir das 20h30, tem o show de abertura do ano letivo da universidade com a banda Conteúdo S/A. O evento era para ter acontecido dia 1°, porém foi transferido por causa do mau tempo.

É SÁBADO

         Neste sábado o ‘bicho vai pegar’ no Rud´s Pub com a  ‘American Pie’. Quem anima a balada é a top Dj Karin Spezia, de Santa Maria. Os Djs Roberto Bonet e Juliano Maran também estarão por lá. Quem comprar um balde de cervejas, até às 23h, ganha outro.
         Ainda há ingressos antecipados, com desconto: Em São Miguel, na Cantina da Unoesc, Posto do Lírio (centro) e no Boteco Universitário. Em Descanso, no Cantinho Doce. E em Guaraciaba, na Choperia Canecus.
         E pra fechar o final de semana, domingo a Pagodeira está de volta.

É DIA 5 DE MAIO

        É dia 5 de maio de maio, sábado, e não em 14 de abril, a primeira edição do ano do ‘Embalos de Sábado à Noite’. Evento acontece no Rud´s Pub. Dj Boca anima a festa.

EM ALTA

        O médico otorrinolaringologista, Ricardo Pillar, de São Miguel, prestou concurso público nacional para a contratação de peritos médicos do INSS. E foi muito bem. Havia 11700 médicos inscritos para as 375 vagas disponibilizadas para o cargo de perito médico em todo o Brasil.
           Ele prestou o exame para atuar na Agência da Previdência Social de Chapecó. Dos 82 inscritos para a Gerência de Chapecó, que abrange mais de 100 municípios do Meio Oeste, Oeste e Extremo Oeste, Dr. Pillar ficou em primeiro lugar, com a maior pontuação no contexto geral. A segunda colocação ficou com o Dr. Diogo Gasparetto, de Chapecó.
          Pillar já é perito trabalhista e previdenciario em São Miguel e tem 30 dias, após a homologação do concurso, para decidir se fica por aqui ou vai morar na capital do Oeste. No entanto, ele tem a prerrogativa de continuar a atuar em São Miguel como otorrinolaringologista.         
          Elegante, Pillar compartilha a conquista com a classe médica de São Miguel que, no seu entender, está se tornando referência em medicina.

CADA VEZ MAIS

          Impressiona o crescimento da Unoesc, campus de São Miguel. E isso não se limita apenas aos novos cursos. Os investimentos na organização nas áreas de estacionamentos, proporcionando mais vagas para carros e motos, também merece elogios.  

PADRINHO DO MOTOCÃO

        Assim como os deputados Manoel Motta, no Sul, e Elizeu Mattos, na Serra, são promotores do Arrancadão de Caminhões, no Extremo Oeste o deputado Maurício Eskudlark é incentivador e padrinho do não menos tradicional Motocão - Encontro Internacional de Motociclistas -, considerado o maior do gênero do Mercosul e um dos cinco maiores do Brasil. Neste ano o encontro de motociclistas aconteceu neste final de semana,  em sua 14ª edição.
         Eskudlark quer conscientizar o governador sobre a importância turística e econômica do evento e manter a verba de apoio, além de trazer Raimundo Colombo na abertura oficial da próxima edição.
        Entusiasta do Motocão, o deputado ajudou a intermediar a liberação de R$ 50 mil do Estado ao evento que, para ele, cresce a cada ano. O deputado calcula que de 30 a 40 mil pessoas movimentaram a cidade e região no fim de semana, dobrando a população, lotando hotéis, restaurantes, campings e pousadas, além de proporcionar uma renda extra com a locação de quartos e casas de moradores. “Isso, no efeito dominó, beneficia a todos”, observa.

HÁ 10 ANOS

        Sábado o juiz e diretor do Fórum de São Miguel, Rubens Saufer, recebeu os amigos mais chegados para comemorar mais um aniversário. Poucas vezes fui a uma festa tão fina. Comidas e bebidas de primeira. Som ao vivo de qualidade. Entre os convidados: o comandante do 14° RCMec, Luiz Felipe Carbonell; o comandante do 11° Batalhão da Polícia Militar, Cantalício de Oliveira; o prefeito, João Valar; o presidente da Câmara de Vereadores, Deoclécio Zanatta; e o presidente da Subseção da OAB de São Miguel, Antenor Minetto.
         *Coluna Roger Brunetto, 16 de março de 2002.