29 de agosto de 2012

ILUSTRE, O CAFAJESTE I

        Todos falando ou silêncio absoluto. Personalidades diferentes, para diferentes personalidades. A facilidade em ter múltiplas facetas fez com que vários o classificassem de ilustre. Outros, porém, por causa da mesma habilidade, rotularam-lhe de cafajeste. Daí o apelido: Ilustre, o Cafajeste.
         Desprezível e indiferente. Generoso e elegante.  Sua personalidade, admirada e odiada, nunca foi desmistificada. Suas ‘teses’ confundem, pois seu pensar e agir – verdadeiros – estão em constante descompasso.

ILUSTRE, O CAFAJESTE II

          Medroso. Corajoso. Alegre. Triste. Ousado. Tímido. Fácil. Difícil. Inúmeras significações, não o definem. E nem há como. Inclusive faço referência ao amigo Dutra que, certa vez, disse que é inútil tentar desvendar os traços de um mutável, justamente por ele ser mutável. Tão óbvio. Porém, discutível se tratando das características do Ilustre, o Cafajeste.

ILUSTRE, O CAFAJESTE III

         Desconfio, mas jamais poderei afirmar, que a genuína essência do Ilustre, o Cafajeste está nas entrelinhas de suas opiniões. Sejam sobre a queda da bolsa de valores, os judeus, política, religião, mulheres ou a classificação do Brasileirão. No entanto, sua complexidade faz com que de suas observações, mesmo que singelas, surjam vários e inquietos entendimentos que, em sua ausência, debatemos. Até hoje sequer chegamos perto de um consenso.
         Em tempo: estou tentando persuadi-lo a  escrever um texto semanal no Gazeta Catarinense. Afinal, ‘ambiguidades, quando não intencionais, podem ser aproveitáveis’. O mesmo vale para o intrigante. Este, ao contrário, tem que ser proposital.               

HAJA PACIÊNCIA

          Em época de eleições, principalmente as municipais, a paciência tem que ser, no mínimo, triplicada.  Só mesmo com nervos de aço para ouvir alguns e algumas que, sinceramente, não tem a mínima condição de ser vereador (a).
            Podem, até, ter boas intenções. Destas, no entanto, o inferno está cheio. Na boa: há candidatos (as) ‘queimando o filme’ nesta de querer ser um representante do povo no Legislativo. 

VIROU ROTINA

          E, novamente, o curso de Direito da Unoesc, campus de São Miguel, é destaque em nível de Brasil. Conforme o VII Exame de Ordem Unificado o curso ficou entre os 20 melhores do país (14° lugar).
           A divulgação foi feita pelo Conselho Federal dos Advogados do Brasil (OAB) que também revela que o índice de aprovação de acadêmicos da Unoesc/São Miguel nos exames da OAB é de 33,33%. Para efeitos de comparação, a última média nacional foi de 14,97%.

NO RUD´S

          Amanhã, no Rud´s Pub, tem a tradicional ‘Quintaneja’. Mulherada que chegar até às 23h não paga ingresso. Já na sexta quem toca por lá, com o bom do sertanejo universitário, é Robson e Joziel. Depois a festa continua com Dj. Ingressos antecipados, com desconto, na Paloma e com os alunos do curso Técnico em Radiologia que promovem o evento.

BOMBOU

         Apesar do frio, a Farol super lotou, sábado, no show com a dupla Henrique e Diego. Acho até que o público superou o de outra dupla que se apresentou recentemente por lá: o Pouca Vogal. E dia 21 de setembro tem Charlie Brown Jr. O agito acontece no Parque Rineu Gransotto.

CORRETORES PARABENIZAM ESKUDLARK

            Em comemoração aos 50 anos da profissão, que é comemorada no dia 27 de agosto, a Associação dos Corretores de Imóveis de Maravilha promoveu um jantar em homenagem aos profissionais que contou com a presença de empresários, lideranças do município e também do deputado Maurício Eskudlark.
          O deputado parabenizou os corretores e comentou sobre o projeto da criação da região metropolitana do Extremo Oeste lembrando que ele começou em Maravilha através de uma conversa com o corretor Vitaliano Tonquiel. “Quero deixar o meu abraço a todos os corretores, não só de Maravilha, mas de todo nosso Estado. Vocês são os responsáveis por ajudar milhares de famílias a realizar seus sonhos. Mais uma vez parabéns e contem comigo sempre”, disse o deputado do Extremo Oeste.
         Já o presidente dos corretores, Paulo Hubner, agradeceu a presença e o trabalho do parlamentar em todo o Oeste. “É uma satisfação ter o Maurício presente no nosso evento, principalmente por ter sido ele o responsável pela criação da região metropolitana, lei que beneficia a classe dos corretores, mas principalmente a população da nossa região”, enalteceu.

O SOM

        “Pérolas antes dos porcos não são nada além de cegas. Procissão de consternação abatida pela tristeza. ‘Uma responsabilidade tão grande pesa sobre velhas e decaídas crenças’. A solução rápida desmorona sob notas falsas de uma obra prima”. Parte da letra de Heir Apparent - Opeth.

HÁ 10 ANOS

          O empresário migueloestino, Roberto Mileski, recebeu na última quinta-feira, em Florianópolis, o troféu destaque empresarial. O evento foi promovido pela Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc). Para receber tão significativo prêmio, o empresário primeiro recebeu a indicação de seus próprios colegas do Núcleo do Vestuário e, posteriormente, do Conselho Regional da Facisc.
         *Coluna Roger Brunetto, 31 de agosto de 2002.