26 de dezembro de 2011

*FELIZ ANO NOVO

Não adianta olhar pro céu, com muita fé e pouca luta.Levanta aí que você tem muito protesto pra fazer e muita greve, você pode, você deve, pode crer. Não adianta olhar pro chão, virar a cara prá não ver.Se liga aí que te botaram numa cruz e só porque Jesus sofreu não quer dizer que você tenha que sofrer.

Até quando você vai ficar usando rédea? Rindo da própria tragédia?Até quando você vai ficar usando rédea? Pobre, rico ou classe média?Até quando você vai levar cascudo mudo? Muda, muda essa postura.

Até quando você vai ficando mudo? Muda que o medo é um modo de fazer censura. Até quando você vai levando porrada. Até quando vai ficar sem fazer nada? Até quando vai ser saco de pancada?

Você tenta ser feliz, não vê que é deprimente, seu filho sem escola, seu velho tá sem dente. Você tenta ser contente e não vê que é revoltante, você tá sem emprego e a sua filha tá gestante. Você se faz de surdo, não vê que é absurdo. Você que é inocente foi preso em flagrante. É tudo flagrante!


A polícia matou o estudante, falou que era bandido, chamou de traficante. A justiça prendeu o pé-rapado, soltou o deputado e absolveu os PMs de vigário. A polícia só existe pra manter você na lei: lei do silêncio, lei do mais fraco. Ou aceita ser um saco de pancada ou vai pro saco. A programação existe pra manter você na frente, na frente da TV, que é prá te entreter, que é pra você não ver que o programado é você.

Acordo, não tenho trabalho, procuro trabalho, quero trabalhar.O cara me pede o diploma, não tenho diploma, não pude estudar.E querem que eu seja educado, que eu ande arrumado, que eu saiba falar.


Aquilo que o mundo me pede não é o que o mundo me dá.Consigo um emprego, começo no emprego, me mato de tanto ralar.Acordo bem cedo, não tenho sossego nem tempo pra raciocinar. Não peço arrego, mas onde que eu chego se eu fico no mesmo lugar? O brinquedo que o filho me pede, não tenho dinheiro pra dar. Escola, esmola! Favela, cadeia! Sem terra, enterra! Sem renda, se renda!

Muda, que quando a gente muda o mundo muda com a gente.A gente muda o mundo na mudança da mente.E quando a mente muda a gente anda prá frente. E quando a gente manda ninguém manda na gente.Na mudança de atitude não há mal que não se mude nem doença sem cura.Na mudança de postura a gente fica mais seguro, na mudança do presente a gente molda o futuro.


*Letra da música Até Quando? Gabriel, o Pensador.

BIZARRO

Vários abastados gastam quantias exorbitantes em fogos de artifício na virada de ano. E os incultos e sem dinheiro, à distância, ficam maravilhados com os estouros e o efeito colorido que alguns foguetes proporcionam. Certas ‘tradições’ são tão ridículas quanto alguns que a praticam e a admiram.

IRRISÓRIO

Natal e Ano Novo são sinônimos de exageros de todos os tipos. Só depois do carnaval é que muitos, novamente, colocarão a culpa de estarem endividados nos abusivos juros do cheque especial e do cartão de crédito.

NA FAROL

Nesta sexta, na Farol, tem a Festa de Final de Ano. Toda a extutura da casa será utilizada. No Farol Back Door, o grupo Deixa Estar tocará o melhor do pagode. Já na Farol tem show com Acústicos e Válculados. Depois a linda Dj Simone Pelisari, de Maringá, manda ver as melhores das pistas. Festão. Ingressos antecipados, com desconto, em São Miguel, na Chaplin e no Posto AM/PM (centro). Em Descanso, no Cantinho Doce. Em Cedro, na Rádio Cedro FM e, em Maravilha, na Loja Ousadia.

Lembrando que agora, na Área Vip, têm dois super climatizadores. A estréia dos eqipamentos aconteceu sábado passado, na Noel Fest, no show do Nego Joe, e agradou, e muito, a moçada. Ouvi inúmeros elogios. Foi uma ótima ideia.


A próposito: a banda catarinense foi muito bem tocando sons deles e de outros grupos e cantores. Surprendeu-me. E em janeiro tem CPM 22.

REVEILLON NO RUD´S

A Virada de Ano, no Rud´s Pub, começa com a tradicional Quintaneja. Quem toca é Eduardo e Gustavo. Toda vez que a dupla apareceu por lá o ambiente lotou. Na sexta, tem mais sertanejo universitário com Robson e Josiel. Depois tem Dj e muita dance music.


Sábado, na Virada de Ano, o som fica por conta da banda Athemporal que detonará o bom do som nacional e internacional. Logo após entre em cena o Dj Arno Costa com um repertório super bacana para a moçada chegar em casa no primeiro dia de 2012 depois das 8h. E mais: champanhe liberada até a uma da madrugada. E, prá fechar, no domingo tem a Pagodeira com Tempero Brasileiro. É festa e mais festa.


Em tempo: sexta passada o Rud´s super lotou. Acredito que foi o maior público registrado desde que o bar abriu. Tinha gente até na rua.

HÁ 10 ANOS

Quarta-feira, 19, aconteceu à despedida do promotor de Justiça, Miguel Gnigler, que atuará em São José, na grande Florianópolis. Festa foi no Clube Jardim. Juízes, promotores, advogados, delegados, policiais, políticos, empresários e amigos do anfitrião estiveram por lá. Destaque para os pronunciamentos. Todos enalteceram a postura de Gnigler no trabalho e sua coragem. Teve ainda as piadas do Buratto. Infelizmente a festa foi interrompida, e praticamente acabou, com a notícia da morte do presidente da Câmara de Vereadores, Luiz Melo, que, inclusive, era um dos convidados.
*Coluna Roger Brunetto, 29 de dezembro de 2001.

PONTO FINAL

E daí? O mundo acaba ou não em 2012?