11 de abril de 2013

PRA QUEM PODE

           O dentista Cleiton Gaubi de Campos, na boa, em Miami Beach

VICE-REITOR DA UNOESC PARTICIPA DE FÓRUM DE PRÓ-REITORES DE GRADUAÇÃO

          O vice-reitor acadêmico da Unoesc, campus de São Miguel, Nelson Santos Machado, participou de um painel que integrou a programação do Fórum de Pró-Reitores de Graduação da Região Sul (Forgrad Sul). O evento ocorreu na Universidade de Santa Cruz do Sul e reuniu dirigentes da área acadêmica de inúmeras universidades públicas e privadas dos três estados do Sul.
 
      A exposição do vice-reitor integrou um painel sobre permanência com sucesso no ensino superior. Ele apresentou as políticas previstas no Plano de Desenvolvimento Institucional da Unoesc que colaboram para a permanência dos estudantes nos cursos de graduação. Estas políticas, segundo o vice-reitor, são voltadas à diversificação nas formas de acesso ao ensino, ao fortalecimento das políticas de assistência estudantil e ao retorno dos egressos pela oferta de formação continuada.
 
       Entre as estratégias que compõem essas políticas e foram apresentadas por Nelson estão a oferta de possibilidades para que os estudantes tenham mais facilidade no custeio do ensino superior, como a diversidade de bolsas de estudo e pesquisa; o acompanhamento da inadimplência e a existência de alternativas para pagamentos de débitos vencidos; a possibilidade de mobilidade acadêmica com universidades de diversos países, de participação em projetos de pesquisa ao decorrer da graduação e de continuidade da formação com cursos de extensão, especialização e de mestrado; a existência de programas de nivelamento que permitem aos ingressantes, por adesão voluntária, a redução de diferenças na formação obtida na educação básica; a manutenção de um serviço de atendimento psicológico gratuito a estudantes e de um programa de inserção no mercado de trabalho.
 
      “O estímulo à permanência requer atenção continuada de diversos setores e atores institucionais para entender as necessidades, expectativas e diferenças dos alunos, que chegam à universidade cada vez mais jovens”, destacou o Vice-reitor em sua apresentação.
 
       Também participaram das discussões sobre a permanência com sucesso no ensino superior os professores Carlos Cyrne, vice-reitor e pró-reitor de pós-graduação, pesquisa e extensão da Univates (RS), e Raul Cereta, pró-reitor Adjunto de Graduação da Universidade Federal de Santa Maria.

PARTICIPAÇÃO DA UNOESC
          Os pró-reitores acadêmicos da Unoesc em São Miguel,  Videira e Xanxerê e o diretor de graduação da Unoesc, campus de Joaçaba também participaram do fórum. São eles: a professora Marilene Stertz e os professores Ernani Tadeu Rizzi, Claudio Luiz Orço e Ricardo Marcelo de Menezes.

FORGRAD SUL
           A temática geral do Forgrad Sul foi a qualificação da educação superior. Dentro deste assunto, foram abordados aspectos relativos ao ensino, à formação de professores e a relação entre a Universidade e a Educação Básica. 
          
           Os objetivos do evento foram promover o debate acerca da expansão e da qualidade na educação superior na região Sul e no Brasil, além de propor políticas, metas e estratégias que visam ao fortalecimento da Educação no Brasil.

        Ao final dos debates, foi elaborado um documento intitulado “Carta de Santa Cruz do Sul”, contemplando as discussões, as demandas e as políticas propostas pelos participantes. Esta carta será utilizada na elaboração de uma Carta Nacional que será encaminhada ao Ministério de Educação.
   Nelson Santos Machado: “O estímulo à permanência requer atenção continuada de diversos setores e atores institucionais para entender as necessidades, expectativas e diferenças dos alunos, que chegam à universidade cada vez mais jovens”