28 de julho de 2017

VERGONHOSO PARA A REGIÃO

O caso veio à tona na semana passada. Comento só agora, pois não queria opinar. É que sou natural do Extremo Oeste de Santa Catarina e se trata de uma situação mais do que vergonhosa. Denigre a região. Pior foi a propagação. Para se ter ideia, o vexatório acontecimento foi publicado no Site G1. Ou seja: a nível de Brasil. 

É sobre a imoralidade do caso dos ex-prefeitos de Tunápolis e São João do Oeste. Eles foram  condenados pelo Ministério Público de Santa Catarina por, em 2014, terem viajado à Europa, com dinheiro público, em uma missão oficial,  com “nítidos intuitos turísticos”.

E em relação a São João do Oeste, vale lembrar que o município é o mais alfabetizado do Estado e o segundo mais alfabetizado do Brasil. Isso aumenta ainda mais a vergonheira.

Os ilustres políticos negam as acusações. É óbvio. Como também é certo que os fanáticos partidários deles os defenderão.

De acordo com a ação, o roteiro passou por Portugal, Espanha, Itália e Alemanha entre 17 e 30 de maio de 2014. O município de Tunápolis pagou R$ 16,8 mil e São João do Oeste R$ 16,6 mil.

Ambos foram condenados a pagar os valores gastos na viagem, mais multa de 50% do valor, além da suspensão dos direitos políticos por cinco anos e proibição de contratar com o poder público pelo mesmo prazo.

A decisão é passível de recurso. E, confesso, que até torço para que recorram e a decisão seja revertida, pois é muito repugnante morar numa região onde acontece um caso desse tipo.

Em tempo: falam tanto de Brasília. Mas, reservadas as devidas proporções, quem sabe, por aqui, por causa de atitudes protagonizadas por alguns agentes públicos pilantras, é pior.  

DISSE TUDO

Ignazio Silone estava certo: “A fama de muitos ‘profetas’ baseia-se na péssima memória de suas plateias”.

E o pensamento do autor de ‘Luca Secreto’ - entre outras obras literárias -, não serve, como alguns podem pensar, aos políticos desonestos de Brasília. Além deles, há muitos outros de várias profissões e segmentos e em todos os lugares. Inclusive em São Miguel.

Enquanto isso, muita cachaça e circo aos “ingênuos”, para não escrever ignorantes.

BELA

Déssica Taís Adiers 

NADA DE ANORMAL

Uma amiga reclama que só observam seus defeitos. "Das qualidades nada falam", queixa-se. No meu entender isso é normal. Acontece com todas as pessoas. A questão é saber lidar com a situação. Comentários bons e ruins e verdadeiros e falsos sempre existirão. 

DIFERENÇA

-Poligamia: um homem casado com várias mulheres. 
-Poliandria: uma mulher casada com vários homens. 

É A IDADE I

Leitor da coluna e do blog pergunta por que não comento mais sobre política local como fazia intensamente em anos idos. 

Pensei algum tempo e concluí que estou envelhecendo e assuntos relacionados a política, religião, futebol, entre outros deixaram de me atrais. Ao natural. Sem me dar conta.

É A IDADE II

Tenho todas as minhas colunas guardadas. Minha vida de colunista iniciou em outubro de 2000, no Jornal Regional. Esporadicamente passo os olhos sobre algumas. Relembro eventos, casos, polêmicas, pessoas.

E a conclusão sempre é a mesma: o tempo passa, envelhecemos e mudamos hábitos. E outra: o que ontem era interessante hoje não é mais. E a vida segue. Guiada pelo destino que nada mais [e que o resultado de nossas ações atuais e do passado. 

A propósito: a música 'Caras Como Eu' - Titãs tem muito a ver comigo e muitos outros por aí. 

PARA PENSAR

"Quanto mais você se conhece, mais você se perdoa''. Confúcio.