1 de agosto de 2014

A TURMA DO DUTRA RECOMENDA...

- 'This Time' - INXS.
- 'Billie Jean' - The Bates.
- '18 And Life' - Skid Row.
- 'The One I Love' - REM.
- 'Moder Love' - David Bowie.
TDD
Tudo de bom para Andressa Quadros Custódio, de Carazinho, que festeja idade nova nesta sexta

PODRES PODERES I

Estamos em período eleitoral. Entre os candidatos há os que realmente querem ajudar a população. No entanto, muitos almejam se eleger em busca do ‘poder’. A verdadeira pretensão é a superioridade. E quando penso nisso tudo lembro a letra da música ‘Podres Poderes’ (Caetano Veloso). Serve para vários ‘políticos’. 

PODRES PODERES II

Desejar o poder visualizando a notoriedade é próprio de tiranos que, para alcançá-lo, apelam aos mais variados tipos de obscuridades. São dominados pela ambição. Confundem poder com eternidade. E aqui faço referência a outra canção: ‘Toda Forma de Poder’ (Engenheiros do Hawaii). Principalmente quando diz que “toda forma de poder é uma forma de morrer por nada”.


PODRES PODERES III

Há quem afirme que o poder é o pior dos vícios. Analisando a conduta de inúmeros políticos - nas esferas federal, estadual e municipal - concluo que é verdade. As artimanhas protagonizadas por alguns ultrapassam os limites da baixaria. Da sem-vergonhice. Das negociatas escancaradas. Da ladroagem a olhos vistos. Lamento que neste emaranhado de lama, os raros e bons políticos - muitas vezes - acabam “pagando pelo que não devem”.  
"Sorria! Sorrir abre caminhos, desarma os mal-humorados, contamina. Mas sorria com a alma, não apenas com os lábios". O pensamento de Léa Walder é um dos que norteiam a vida da bela Lili Vargas 

VITAMINA D CONTRA O PESO

Estudo realizado pela Universidade do Tennessee (EUA) confirma que uma alimentação repleta de vitamina D e cálcio dá uma força para a pessoa perder até 70% mais peso do que uma dieta com teor calórico igual, mas isenta de boas doses desses nutrientes. E mais: também auxilia na saúde cardiovascular.      

FALTOU DIZER I

Dias atrás, ao elogiar o empresário, empreendedor, ex-vereador, ex-prefeito e ex-secretário de desenvolvimento regional, Juca Forioni, esqueci de mencionar duas importantes conquistas dele: os frigoríficos Peperi (hoje Aurora) e Sul Valle (adquirido recentemente pela poderosa Friboi JBS).

Inclusive é importante salientar que a jornada para a implantação do projeto Safrismo/Sul Valle foi longa e árdua (perdurando mais de dez anos de lutas e batalhas incessantes).

Desnecessário mencionar que Juca foi alvo de muita hostilização (injustas e covardes). Hoje, porém, os objetivos foram alcançados pela transferência da pequena - mas valente - Sul Valle para a gigante - líder mundial de carnes e derivados - que é a Friboi. A meta, desde o primeiro momento do lançamento do projeto Safrismo, foi justamente este.


FALTOU DIZER II

Quem acompanhou toda a trajetória do projeto Safrismo é sabedor que Fiorini constantemente - com dinheiro do próprio bolso - buscou parceiros para a instalação do frigorífico. Bateu à porta de todas as grandes empresas do segmento - a maioria delas de Santa Catarina -, mas, também, de outros Estados e até países.


Travou inúmeros debates com antigos administradores da Sadia, Perdigão, Aurora, Seara, Frangosul, entre outras empresas. Infelizmente, no entanto, os argumentos para não se interessarem no projeto de São Miguel eram de que as atenções de todos estavam voltadas à região Centro-Oeste (especificamente em Goiás e Mato Grosso).

FALTOU DIZER III

Talvez, na época, as justificativas/visão dos diretores das agroindústrias não estavam equivocadas. Entretanto, ignorar nossas potencialidades foi um erro imperdoável.

Prova disso é a situação que vivenciamos atualmente: Os catarinenses e gaúchos levaram seus conhecimentos aos goianos e mato-grossenses e agora estão sendo ‘engolidos’ por eles.


Exemplo disso é que a Frangosul, Seara e a própria Sul Valle foram adquiridas por empresas do segmento daqueles Estados - mais precisamente de Goiás -.  E, pelos comentários, vem mais por aí. Então, se vale como alerta: “Se cuida BRFoods”. 
Bruna Tainah Warken, estudante do Colégio La Salle Peperi

CORRIDA, SAÚDE E AMIZADE

"Amizade que a corrida nos deu". Assim podemos resumir um grupo de amigas, de São Miguel, que tem paixão pelo mesmo esporte. Começaram numa brincadeira, correndo sem objetivos. Aos poucos a paixão foi aumentando. Algumas, no ano passado, chegaram a completar 21 quilômetros numa competição em Foz do Iguaçu.

O maior objetivo está muito além da quilometragem percorrida no dia a dia. É a amizade e as risadas garantidas que estão estampadas no rosto de cada uma.

Os maiores parceiros são os maridos "we suporte" como definiram. Eles apoiam todas as competições - o que proporciona uma ótima parceria com a família -. Mas, para as meninas, o que realmente importa são os momentos de felicidade e superação que dividem umas com as outras. “Os momentos vividos levaremos para a vida toda”, diz Adriana Trela - que teve a ideia de formar o grupo -, acrescentando a união e o companheirismo que cada encontro proporciona. “Estamos felizes por fazer parte deste movimento nacional que ajuda as pessoas a saírem do sedentarismo e procuram uma vida mais saudável”, complementa.(#grupowerun #grupowesupport #porumavidamaissaudavel).















OS VERDADEIROS RIDÍCULOS

Muitas pessoas ridicularizam os que tinham uma conduta desregrada e encontraram em Deus - independente da religião - uma vida melhor e bem mais saudável.


Na verdade, grotesco é continuar, demasiadamente, frequentado farras, festas ‘promiscuas’, além das confusões e vícios - dos mais variados tipos -.     

O SOM

“Eu desperto de um pesadelo. Meu coração está batendo fora de controle. Acostumei-me tanto com esta loucura que agora já é compulsório”. Parte da letra de 'Glósóli' - Sigur Rós. 

HÁ DEZ ANOS

Acontece amanhã, na Pharol Café, a festa de despedida de Gabriella Stürmer. Na próxima semana ela embarca rumo a Michigan. No Estado norte-americano permanecerá por um ano - através de um intercâmbio estudantil -. 

*Coluna Roger Brunetto, 30 de julho de 2004.