22 de abril de 2010

BOCAS DE MATILDE

“Somos jornalistas. Não nos escondemos em gabinete”. Comentam que a frase foi dita na solenidade de formatura da segunda turma do curso de Jornalismo da Unoesc, campus de São Miguel, da qual, infelizmente, fiz parte.
A indireta, obviamente, foi para mim que me formarei em gabinete. Confesso que estou decepcionado. Esperava algo mais criativo. Mas, pensando bem, vindo de quem veio até acho que ocorreu uma superação. Pensando bem, estou comovido.

BABADO

Comentam que o motivo de um dentista ter ficado 60 dias preso não foi, necessariamente, o não pagamento da pensão alimentícia, mas, sim, a maldade da ex-mulher e, também, a má atuação do advogado do odontólogo.

ESTUPIDEZ

Classificar de marginais os vândalos que destruíram a marretadas um pedestal, em Linha Padre Réus, interior de São José do Cedro, que marcava a conquista do asfalto ligando aquela comunidade à cidade, por meio do Pronav Rural, é elogiá-los. O mesmo vale para os que furtaram lâmpadas do portal de entrada à cidade.
É lamentável a que ponto chega à estupidez de alguns. E o pior é que talvez, segundo comentários, essas barbaridades possam ter sido cometidas tendo como ‘combustível’ a rivalidade política.

FALTOU DIZER

Na solenidade de abertura da Expo Guarujá, quem ‘roubou a cena’ foi o presidente do BRDE, Casildo Maldaner. Com uma saudação que estava bem mais para piada do que para discurso fez com que todos caíssem na gargalhada.
Aliás, todo evento que Casildo está, há risadas. E muitas.

BOA I

Excelente a idéia do vereador Altair Panis. Por meio de preposição, aprovada por unanimidade, ele pede que a prefeitura institua na rede municipal de ensino um programa na forma de convênio, denominado ‘Cinema Para Todos’. “A proposta é que o programa inicie no primeiro mês de funcionamento do Cine Peperi, quando todos os alunos da educação infantil e do ensino fundamental devem ter acesso ao cinema, através do apoio do Executivo municipal”, diz o pepista, acrescentado que a distribuição dos vales-ingresso estimula a ida ao cinema de uma parcela da população que, na maioria das vezes, encontra-se privada desta forma de lazer.
Um dos pontos propostos é a freqüência dos alunos em salas do circuito comercial, juntamente com os demais expectadores, possibilitando a convivência de cidadãos de diferentes extratos sociais em uma mesma atividade de cultura e lazer.
Panis também parabenizou o diretor da Rede Peperi de Comunicação, jornalista Adilson Baldissera, pela iniciativa de trazer de volta para São Miguel o cinema. Segundo o vereador, o cinema trará mais valorização para o município e para a cultura da população.

BOA II

O cinema é uma das maiores manifestações culturais e atinge grande parcela da população. A avaliação é da secretária de Cultura, Maria Tereza Capra. No entender dela, o cinema está voltando para a cidade e isso é uma riqueza cultural interessantíssima. Maria Tereza enfatiza que a proposta do vereador Altair Panis é muito interessante. Ela ressalta que o importante é que as pessoas possam freqüentar esses espaços culturais.
Já para o diretor da Rede Peperi, Adilson Baldissera, a proposta de criar o programa Cinema Para Todos deve ser elogiada. Segundo ele, iniciativas semelhantes, de incentivar e dar acesso para todos a atividade cinematográfica já são desenvolvidas pelo governo federal e também em outros estados. A cultura, conforme Baldissera,é a base de tudo. Ele conclui citando uma frase do presidente Lula: ‘Um povo sem cultura é um povo vazio’.