25 de agosto de 2011

APODRECER NA CADEIA I

O que aconteceu domingo com um médico e sua esposa, em São Miguel, é de revoltar qualquer pessoa. Além dos ladrões roubarem dinheiro, jóias e outras coisas de valor, maltrataram o casal. Covardes. Vagabundos. Marginais. Imundos de espírito. O inferno é pouco para vocês.




Mais dias, menos dias eles serão capturados. Afinal, esses canalhas nunca param com a ‘nobre profissão’. Sou da opinião que depois de detê-los tem de haver tortura. Até desmaiar. E, quando acordarem, apanharem ainda mais. Direitos humanos? E se fosse alguém de sua família?


E mais: se é para roubar que escolham gente que conseguiu subir na vida ludibriando, explorando, roubando de forma sorrateira e assim por diante e não um senhor idôneo que conseguiu ter uma vida confortável trabalhando honestamente e sempre atuando com extrema ética.

APODRECER NA CADEIA II

Sou contra a pena de morte, mas a favor da prisão perpétua. Esse tipo de bandido, a exemplo de traficantes e estupradores, tem que apodrecer na cadeia. Mas, como nosso sistema penitenciário está sucateado, eles podem fugir. Por isso tem que amputar os pés e as mãos. Além, é claro, da tortura, ao menos uma vez por semana.


Se isso fosse feito e divulgado intensivamente na mídia durante, pelo menos, um mês, os crimes, principalmente os hediondos, não acabariam, mas diminuiriam consideravelmente.


E reitero: não tem que ter essa de direitos humanos para determinados bandidos. E mais: que me desculpe à classe dos advogados, mas quem defende esse tipo de gente vale menos que os próprios. Sei, todo mundo tem direito a defesa. Mas no caso do médico, entre tantos outros, que justificativas/pretextos há para atenuar a pena ou até absolvê-los?

A verdade é que vivemos no Terceiro Mundo. Aqui vale tudo. Se nada for feito, não levará muito tempo e as cadeias serão ‘habitadas’ pelos corretos.

FINALMENTE

Na próxima terça a Câmara de Vereadores realiza sessão solene para entregar o título de Cidadão Honorário do município ao ex-vereador (cinco legislaturas), ex-prefeito (duas vezes) e ex-deputado estadual, Luiz Basso. A solenidade acontecerá no plenário do Legislativo, às 20h.


Basso é uma pessoa íntegra que é admirada até por opositores políticos/partidários. Grande sujeito. Homenagem mais do que merecida.

DO INTERNAUTA

Foram mais de 50 audiências públicas para discussão do plano diretor de São Miguel. Nas várias reuniões que participei, nunca percebi a presença de um vereador sequer.


Lembro que o Legislativo terá que aprovar o texto final da matéria que, posteriormente, será encaminhada ao prefeito. Os vereadores perderam a oportunidade de entender melhor o que é o plano diretor, quais foram as sugestões e discussões levantadas durante a realização das audiências públicas, etc.

Os vereadores não participaram das audiências públicas, não manifestaram opiniões e depois querem criar barreiras ou impedimentos para sua aprovação.
A participação do povo nas audiências públicas é um exercício de cidadania e fico envergonhado em verificar que durante os mais de 50 encontros, realizados em nosso município, a presença da população para opinar sobre o futuro de nossa cidade foi em número insignificante.


Gilberto Luiz Fiorini.

PRÊMIO TALENTO PROFISSIONAL

A Faculdade Senac/São Miguel divulgou, na última terça, o vencedor do Talento Profissional 2011. O prêmio contou com a participação dos classificados de todas as Unidades e Faculdades do Senac em Santa Catarina.


O projeto classificado no Nível Técnico foi “Detecção de Lesões Cutâneas – Prevenção do Câncer de Pele”, elaborado pelos alunos, Luis Carlos Massa e Maicon Ceconi. Eles foram orientados por Cleyton Lazarotto. Os alunos ganharam um desconto de 50% em um curso de aperfeiçoamento. O orientador foi contemplado com uma pasta personalizada.

Segundo a coordenadora do Núcleo de Educação Básica e Técnica, Marisa Schneider Baldissera, a participação dos alunos no Prêmio Talento Profissional, além de contribuir para a aprendizagem, é um incentivo para o aluno que pode desenvolver projetos, agregando valor a sua formação e contribuindo, com suas pesquisas, para a sociedade.

O RUD´S VAI FERVER

Hoje, no Rud´s, tem Veredicto II. O ambiente lotará. Como citei na coluna de quarta-feira, o público da primeira edição superou o da inauguração do bar.


Dj Arno Costa e suas super mixagens não deixará ninguém parado. Festão.

É AMANHÃ

Os Forasteiros tocam amanhã, na sede da OAB, em São Miguel, na festa de comemoração ao Dia do Advogado.


A propósito: sou fascinado pelo curso de Direito, pois, além de proporcionar um conhecimento incrível, oferece uma série de profissões. Inclusive, pretendo cursá-lo na URI, campus de Frederico Westphalen.

ANOTA AÍ

Na próxima sexta, 2, no Farol Back Door tem a Sexta Absoluta. Régis e David animam a festa. Depois o agito continua com os Djs Juliano Maran, do Paraná, e o residente Farol, Roberto Bonet. Quem comprar um litro de vodka Absolut, até às 2h, ganho outro.


Em tempo: ainda comentam, e muito, da super festa que foi o show com Spyzer. O ambiente lotou como pôde ser notado na foto divulgada na coluna de quarta.

HÁ 10 ANOS

Se você der R$ 1 mil para quem entende de dinheiro, pode ter certeza que, em pouco tempo, o valor duplicará. Em compensação, a mesma quantia nas mãos de quem não entende representarão, em menos tempo, o triplo. Só que de dívidas. Exemplo aconteceu com Divine Brown, aquela prostituta flagrada fazendo sexo oral com o ator Hugh Grant. Com a ‘fama repentina’ ela faturou 850 mil dólares. Só que já gastou tudo. Pior: está de volta à mesma esquina onde ‘batia o ponto’.


Coluna Roger Brunetto, 25 de agosto de 2001.