22 de março de 2011

ROTINA I

Dias atrás, na favela Serra Pelada, mais uma vez, as polícias Civil e Militar prenderam mulheres envolvidas com o tráfico de crack. Aliás, São Miguel deve ser uma das únicas cidades do Brasil onde há mais mulheres traficantes de crack, em grandes quantidades, do que homens.
Na dita ocorrência, que deteve uma mulher e, pasmem, sua filha de 14 anos de idade que servia de ‘mula’, foram apreendidas 83 pedras prontas para venda, além de dois torrões que dariam para fazer em torno de mais 250.

ROTINA II

Como classificar essa mulher? Não vou comentar o que penso dessa imunda, pois teria que usar palavras de baixo calão.
Já expus que sou contra a pena de morte, mas a favor da prisão perpétua, com tortura física em determinados casos. Essa ‘mãe’ teria que morrer na cadeia e, pelo menos uma vez por semana, apanhar muito para sentir na pele a dor que fez muitas outras mães sentirem na alma.
E mais: esse espírito imundo pagará em outras vidas o mal que fez nessa.

ROTINA III

Já cansei de escrever sobre o tráfico de drogas em São Miguel, principalmente do crack. Já foram inúmeras apreensões. No entanto há, com certeza, traficantes que usam outros métodos, mais difíceis de serem flagrados. O que quero dizer é que se tem tanto entorpecente há bastante consumidores.
Só me resta dizer que tenho muito mais pena dos pais do que dos filhos dependentes químicos. São tantas as campanhas de conscientização em meios de comunicação, escolas e outros locais que chegam a enjoar. Além disso, há os conselhos dos progenitores, da família e dos bons e verdadeiros amigos.

ROTINA IV

Tomara que esteja enganado, mas pelo que já li não há muito que fazer aos que caíram nessa armadilha do crack. Uma grande possibilidade de cura é um internamento sério, com duração de um a dois anos.
O problema é a recusa do viciado que, independente da droga (licita ou ilícita) que consome, acredita que pode reverter à situação sem ajuda. Em alguns raros casos, como álcool e cigarro, isso até é possível, porém, com o crack, sem auxílio, não há saída.
Aos que ainda não foram atraídos por esse entorpecente devastador, apenas um conselho: nunca experimentem. Jamais.

‘FILOSOFIA BARATA DO DUTRA’

‘Para o autista a solidão é a melhor companhia’. Dutra, depois de ouvir Piano Bar - Engenheiros do Hawaii, no último encontro da turma, em Carazinho.

FALTOU DIZER

O deputado estadual Maurício Escudlark que, como divulgado na semana passada, em menos de 30 dias esteve três vezes na região, acrescenta que, sempre que não tiver compromissos no Litoral ou em outras regiões, estará no Extremo-oeste. “É compromisso de campanha”, enfatiza.
Lembrando que estamos no início e não em final de mandato.

APROVEITE

Neste sábado e domingo, o Ceosp/São Miguel proporcionará que dentistas e jornalistas conheçam detalhadamente suas instalações e o que já é possível realizar em nossa cidade o que antes só se conseguia em grandes centros.
Um exemplo são os testes push-out e de cisalhamento que medem a união entre diferentes tipos de materiais. Além disso, o Ceosp/São Miguel possui o único microscópio eletrônico de varredura da região. O equipamento possibilita observar estruturas ultra-microscópicas com cerca de quatro nanômetros (0,000000004 m). Para se estabelecer um comparativo, um bom microscópio ótico possibilita o aumento de uma amostra em cerca de duas mil vezes. Já um microscópio eletrônico possibilita aumentos de até 300 mil vezes. É uma ferramenta indispensável quando se pretende pesquisar em escala nanométrica.
Essas e outras tecnologias poderão fazer da odontologia migueloestina uma referência em pesquisa nacional e até internacional. Valorize e acredite na nossa região!

OPORTUNIDADE ÚNICA

Nesta sexta-feira, às 9h, no auditório da Faculdade Senac/São Miguel tem palestra gratuita com a doutora Silmara Streit de Campos. Tema: “Os avanços das Tecnologias Educacionais: Desafios e perspectivas”.
Após o coffee break, será apresentada a programação da 9ª Edição da Jornada Catarinense de Tecnologia Educacional (JORNATEC), que será realizada nos próximos dias 23 e 24 de maio no Centro Sul, em Florianópolis.
Silmara Streit de Campos é de Jaraguá do Sul. Graduada em Pedagogia pela FERJ; especialista em Informática na Educação pela UNERJ; mestre em Educação pela FURB e doutora em Interdisciplinar em Ciências Humanas pela UFSC. .
Professores e gestores podem fazer a confirmação da participação através dos fones 3261.0055 (Senac) e 3621-3082 (Sesc). Será entregue uma declaração de participação do evento.

HÁ 10 ANOS

Kalinka Valar, proprietária da Wizard Idiomas, viajou para Miami. Ficará ao lado do marido, Leandro Agostini, que já está por lá trabalhando para a Câmara Júnior Mundial. Ele é responsável pela entidade nos Estados Unidos, Canadá e países do Caribe.
*Coluna Roger Brunetto, 24 de março de 2001.