20 de setembro de 2018

TUDO DE BOM

Feliz aniversário para Maria Fernanda Chaves, de Carazinho, que festeja idade nova nesta quinta-feira

E COMO DISSE O ILUSTRE (o cafajeste)

O museu do amanhã, virou cinzas do ontem. 

ESCULTURAL

A migueloestina - e linda -  Letícia Schaker. Atualmente ela mora e estuda em Curitiba  

SETEMBRO AMARELO I


Antes de tudo é preciso lembrar que existem inúmeras patologias psíquicas além de depressão e ansiedade. E todas com potencial de suicídio.

Penso que se alguém chegar ao extremo de acabar com a própria vida é por que estava sofrendo. E muito.

E o ‘sofrimento da alma’, pelos relatos que já ouvi como jornalista - e até como acadêmico de Direito -, entrevistando psiquiatras, psicólogos, psicanalistas e portadores dessas doenças, é imensamente superior a qualquer dor física.

SETEMBRO AMARELO II


Meu conselho é que se alguém padece de uma doença mental, independente do grau, procure imediatamente ajuda. Que jamais tenham vergonha de buscar auxílio e/ou dos que os outros vão falar.

Aos que dizem que isso é frescura, tenho a dizer que frescura é proferir esse tipo de comentário. Ninguém sabe o dia de amanhã. E torço para que um dia, essa gente babaca sofra com algum tipo de enfermidade mental. Só para refletir as besteiras que diziam.

SETEMBRO AMARELO III


Faz tempo. Foi em 1996, quando era repórter da RBS TV/Chapecó. Fui incumbido de elaborar uma reportagem de uma moça diagnosticada com Síndrome de Borderline.

Uma das matérias que mais me comoveu até hoje. Segundo ela, o pior de tudo era ouvir de algumas pessoas: “ela está se fazendo”.
        
E, através deste caso, penso em quantos por aí que, além de sofrer com ‘as dores da alma’, não são compreendidos. Sofrem em dose dupla.

E reitero: busquem ajuda, mesmo que julguem não ser necessário ou que não adiantará. Adiantará, sim. Tenham a mais absoluta certeza disso.

Pra fechar: nunca busquem ‘alivio’ em drogas lícitas ou ilícitas e na automedicação.


É SÁBADO

Neste sábado, 22, no Centro de Eventos Latitude, em São Miguel, tem muito chopp e som de vários estilos. A festa começa às 16h30 e se estende até às 02h30 da madrugada de domingo. Informações: (49) 9 9903 1588; (49) 9 9988 0547 e (49) 3622 0234

SOBRE CAMPANHAS ELEITORAIS

As campanhas são verdadeiras caçadas aos votos dos mais pobres. De dois em dois anos se importam com eles. 

Só que cada vez mais a entrada em territórios ocupados tem um preço em dinheiro e, em alguns casos, até cargo depois da eleição. 

Em nenhum momento lembram ou citam a classe média que sustenta essa máquina mortífera com trabalhado duro e pagando seus impostos em dia. 

SELETIVO UNOESC E VESTIBULAR ESTÃO COM INSCRIÇÕES ABERTAS PARA 39 CURSOS


Estão abertas as inscrições para o Processo Seletivo Unoesc e para o Vestibular. São vagas para 39 cursos distribuídos em 10 municípios – Campos Novos, Capinzal, Chapecó, Joaçaba, Maravilha, Pinhalzinho, São José do Cedro, São Miguel do Oeste, Videira e Xanxerê. Para realizar a inscrição, basta acessar o site da Unoesc.

Do total de cursos disponíveis, 30 tem ingresso por meio do Processo Seletivo, que é a forma de ingresso na universidade no qual a seleção dos candidatos é realizada com base na média do histórico escolar do ensino médio ou pela nota da redação do Enem.

No site, está disponível a lista dos cursos oferecidos e o campo para que seja anexado o histórico escolar ou a nota do Enem. O processo seletivo não cobra taxa de inscrição. A relação dos candidatos classificados na primeira etapa será divulgada até o dia 14 de novembro, no site da Unoesc.

A outra forma de ingresso é o vestibular que está oferecendo cursos para nove cursos. As inscrições vão até o dia 8 de outubro e também podem ser feitas no site da Unoesc.

O vestibular da Unoesc faz parte do Sistema Acafe. A prova é composta por uma redação e questões objetivas e poderá ser realizada em um dos municípios relacionados no requerimento de inscrição. A prova será realizada no dia 18 de novembro e a divulgação dos resultados está prevista para dia 5 de dezembro.

*Fonte: Assessoria de Imprensa da Unoesc/São Miguel.


COMO DE COSTUME

Aproveitando uma sema de férias, o médico otorrinolaringologista, Dr. Ricardo Pillar, de São Miguel, foi praticar seu esporte preferido: esquiar. Neste ano, novamente, em Bariloche.