14 de setembro de 2019

É HOJE, EM CARAZINHO

Logo mais, em Carazinho, tem mais uma super balada na badalada Terraza - a melhor casa de shows da cidade

BELAS DE PASSO FUNDO

Débora Taulfer 

É O FIM DA PICADA


Descobri há pouco que o pai de Anittta figura no Instagram com o magnifico apelido de Painitto. Vou repetir: Painitto. 

Descobri também que tem 666 mil seguidores - número impactante e sugestivo, preciso reconhecer. 

E descobri tudo isso depois de ter sido alvejado com uma matéria em que ele, o Painitto, reclama do baixo nível da internet. 

Repetirei: Painitto, o pai da Anitta, reclamou do baixo nível da internet. 

LÓGICA

A maneira de lidar com as mudanças climáticas não é destruir a economia, mas torná-la mais produtiva. 

CLUBES DE SERVIÇO I

Alguns 'seres' deveriam, no mínimo, se inteirar da função de um clube de serviço. Em São Miguel, cito, como exemplo, o Rotary, Lions e Lions Universidade. Não causa revolta, mas, sim, profunda tristeza ouvir comentários desabonadores proferidos por gente ignorante e/ou  maldosa.

Os integrantes pagam mensalidades. O dinheiro é para custear despesas como luz, água, entre outros gastos. O restante é destinado para auxiliar carentes. Todos também arcam com os custos de eventuais jantares ou almoços de confraternização. 

Além disso, trabalham voluntariamente, perdendo precioso tempo, com o único e sublime objetivo de ajudar pobres. 

O único lucro que tem é a nobre função social de ajudar carentes. De praticar a caridade, coisa que alguns, que falam sem conhecimento de causa, desconhecem. 

CLUBES DE SERVIÇO II

Todo o lucro obtido com as promoções - almoços, jantares, etc - é revertido na compra de, por exemplo, cadeiras de rodas, confecção de fraudas geriátricas, óculos e muitos outros tipos de auxílios. 

Tudo para favorecer gente pobre, doentes, enfim pessoas que necessitam dos mais variados tipo de ajuda. Algumas desamparadas até pelo Estado - no sentido amplo da palavra.

Devemos nos espelhar nesses briosos casais da sociedade. E enaltecê-los. São incontáveis os menos favorecidos que já foram auxiliados pela virtuosa ação dos integrantes dos clubes de serviço. 

Em tempo: Não é bajulação. É a verdade. Tanto é que não faço parte de nenhum clube de serviço. Apenas, no início dos anos 1990, fiz parte do Interact.

BELAS DE PASSO FUNDO

Camila Burlamaqui

O OUTRO (da série crônicas ficcionais)


Várias vezes, quando se reuniam, os amigos de Nélvio se perguntavam quando ele se envolveria num relacionamento amoroso sério. O engenheiro, sua profissão, que já não era tão jovem, não tinha namorada. Era do tipo ‘ficar’; sem nenhum compromisso.

Certa vez, foi visto com uma mulher escultural: bonita, corpo perfeito, educada e de bom gosto no vestir. Não demorou muito e foram flagrados novamente.

Os amigos, em mais um encontro, foram unânimes: desta vez Nélvio namoraria sério. Sairia com o novo amor de mãos dadas. Jantaria fora. Aos domingos, almoçaria na casa dela com os seus pais.

O tempo passou. O engenheiro continuava a se encontrar com a ‘preatty woman’, porém jamais em público. Isso aguçava a curiosidade dos amigos. Eles não entendiam o motivo de ele não a assumir.

Numa sexta-feira, depois das 18h, na choperia, como de costume, os amigos se encontram. De repente, discretamente, aparece o Nélvio – sozinho.

Depois de muito trago e papo furado, um deles, sem rodeios, olha para o Nélvio e pergunta: Por que você não namora sério com aquela ‘deusa’?

O engenheiro tomou, sossegadamente, um gole de chope, sorriu, e apenas disse que preferia ser o ‘outro’. Ninguém entendeu. Nélvio, então, explicou: “A moça, de fato, é bonita. Percebo, inclusive, que qualquer um de vocês, a exemplo de muitos outros, gostaria de, digamos, possuí-la. Ou, quem sabe, tê-la como esposa. Tenho consciência disso e, por isso, resolvi agir de forma diferenciada. Não quero ser o ‘oficial’. Prefiro ser o ‘outro’”.

Bebericou mais um gole e continuou: “Sendo ela uma ‘mulher perfeita’, não faltarão homens a cortejá-la. Ela não resistirá e, inevitavelmente, cedo ou tarde, se entregará a um dos pretendentes. Quando isso acontecer, se eu for o ‘titular’, serei tachado de ‘corno’. Isso, para mim, é uma desonra”.

Na verdade, Nélvio era adepto ao adágio “melhor saborear ‘filé’ com os outros do que ‘pelanca’ sozinho”. Porém, com um detalhe: que o filé não fosse dele.       

MARXISTAS

Por décadas os marxistas praticam 'masturbação intelectual'. E agora se perguntam por que não têm filhos?

"TIPO ALGO SEMELHANTE"

A mais rancoroso das doenças modernas não é o cancro, mas o "hollywoodism" porque esta enfermidade passa em grande parte despercebida. 

"Hollywoodism" é a moléstia de pessoas que acreditam que o que eles veem nos filmes de Hollywood realmente aconteceu. 

BELAS DE PASSO FUNDO

Carolina Baseggio

OBRA LITERÁRIA SEMPRE SERÁ MAIS DO QUE MÚSICA

Os músicos são mais inspiradores do que os escritores, porém quando a música para, a mensagem acaba, enquanto o escrito permanece. 

Os escritores são seguidores de músicos, mas no fim os escritores são mais poderosos que os músicos. 

A VERDADE É ESSA

O grande erro de todos os esforços políticos é a reivindicação de criar ordem, enquanto, na verdade, a política é a principal fonte de desordem. 

COMPRA E VENDA: DÍVIDAS DERRUBAM MUITOS NEGÓCIOS

O principal motivo que leva uma proposta de compra e venda de imóvel a não ser formalizada, são dívidas do proprietário. 

O vendedor, seja pessoa física ou jurídica, não pode ter nenhuma restrição cadastral em seu nome. 

Problemas relativamente comuns são despesas com condomínio e IPTU não pagas, inventários com ITCD pendente e partilhas não registradas por conta dos emolumentos do Cartório de Imóveis. 

E COMO DISSE O ILUSTRE (o cafajeste)

Mais vale gordura localizada do que estupidez generalizada.

O SOM

"Nós assistimos a luz como definida a partir do sol. Todas as coisas que poderíamos executar. Todas as maneiras que poderiam ser executadas. Todas as coisas que poderíamos tentar. Nossas mentes foram feitas para navegar. Descansar um pouco dos nossos pensamentos. Dar um tempo deste mundo". Parte da letra de 'Miles Away' - Years Around The Sun. 

HÁ DE ANOS


Além dos postos de combustíveis de São Miguel, o SanduMiga, sanduíche em pão de miga, está à venda nos postos de Chapecó, Pinhalzinho e Maravilha.

Em Chapecó também é encontrado no café da Havan e, em breve, será comercializado no aeroporto daquela cidade.

O saboroso lanche, elaborado com ingredientes nobres, seguindo a tradicional receita argentina, é fabricado em São Miguel.

*Coluna Roger Brunetto, 14 de setembro de 2009.