19 de novembro de 2013

MORAL

O Reitor da Unoesc, Aristides Cimadon, ocupará a cadeira nº 35 da Academia Catarinense de Letras Jurídicas. A posse ocorrerá em 2014, mas a aprovação do nome de Cimadon foi informada nesta semana pelo acadêmico e presidente da entidade, Cesar Luiz Pasold.

A Academia Catarinense de Letras Jurídicas foi criada em dezembro de 2012 e instalada oficialmente em abril deste ano. É composta por 40 cadeiras, cada uma delas tendo o respectivo patrono, nome ilustre da área jurídica na história catarinense. A cadeira que será ocupada pelo Reitor da Unoesc tem como patrono Dante Martorano: advogado, pesquisador do Direito, ensaísta, cronista e historiador.

Cimadon é graduado em Filosofia e em Pedagogia pela Universidade de Passo Fundo (UPF) e em Direito pela Unoesc. Tem mestrado em Educação pela PUC-RS e em Direito pela UFSC, além de doutorado em Ciência Jurídica pela Universidade do Vale do Itajaí. É professor universitário desde 1977, quando ingressou na Unoesc, e desde então também ocupa funções de liderança nessa instituição, onde está em seu quarto mandato como Reitor, terceiro consecutivo.

Já publicou dezenas de trabalhos científicos, cinco livros de sua autoria e sete em coautoria. Entre os títulos de sua autoria estão “Autonomia dos Estados Federados e Direito Educacional”, da Editora Conceito (2007), e “A Natureza Jurídica das Fundações Criadas pelo Poder Público”, da Editora Unoesc (2002).

 
                              Reitor da Unoesc, Aristides Cimadon