19 de maio de 2011

BOM NEGÓCIO II

A carne ovina é considerada leve e saudável em função da pouca gordura. É agradável ao paladar. De acordo com Fillipi, em breve, São Miguel terá uma casa de carnes especializada em produtos e subprodutos da ovelha. A casa disponibilizará de cortes especiais, bem como, leite, queijo, lingüiça entre outros derivados.

João Carlos Fillipi conta que a raça Dorper surgiu na África do Sul, em 1942, depois de uma rigorosa seleção de animais oriundos do cruzamento do Dorset Horn / Cabeça Negra da Pérsia. Ao longo dos anos a raça foi melhorada e desenvolvida até um padrão de excelência tal, que a raça é atualmente reconhecida como entre as melhores, senão mesmo a melhor no mundo em termos de rusticidade e qualidade de carcaça.

Ainda, segundo o criador, a raça é referência em qualidade maternal. “As ovelhas parem facilmente, retêm e cuidam bem dos seus cordeiros”, diz, acrescentando que a maturidade sexual, ou seja, o primeiro cio manifesta-se a partir dos 183 dias de idade. O número de cordeiros nascidos por ovelhas paridas tem uma média de 1.4. A fertilidade varia de 75% a 97%. A Dorper é de rápido crescimento o que leva os cordeiros atingirem 36 quilos entre 100 e 120 dias de idade, produzindo carcaças de 16 quilos.

Na avaliação de Fillipi, São Miguel pode se tornar referência, em curto prazo, na criação de ovinos. “Por isso busco parcerias com a Acoesc e Sebrae que em muito tem apoiado o projeto” finaliza.