8 de março de 2017

EL PUMA (entre uma e outra)

Pessoas normais que passaram por um trauma ficam - por um tempo - depressivas ou com outra perturbação. Mas, por mais longa que seja a tortura, o sofrimento vai embora. 

Entendo, porém, que várias nascem com determinados transtornos psíquicos. É para o resto da vida. Não há cura, apenas tratamento - que inclui sessões de terapia e, dependendo da situação, medicações que, não raro, com o passar do tempo, perdem a eficácia e precisam ser alteradas. Dependendo do caso é necessário mais que um remédio. Muitas vezes os efeitos colaterais não são nem um pouco agradáveis. Entre os piores estão a sonolência e apatia. 

Mas para muita gente que não sofre e nunca sentiu na pela uma - ou mais - das denominadas por alguns como 'doenças mentais' ou 'da alma', isso é "frescura". 

O que tenho a dizer sobre quem pensa assim? Nada. Não perco tempo com ignorantes. Aliás, vocês estão certos. Parabéns pela magnifica conclusão. Invejo-os. Apesar disso, se fosse escolher, optaria mil vezes à doença psíquica do que à ignorância grotesca.