24 de dezembro de 2016

"MORDI A LÍNGUA" - postada em 24 de setembro -

Naquele sábado à noite, em Florianópolis, saí sem pretensões. Fui ao Jonh Bull Pub, na Lagoa da Conceição. Queria apenas ouvir rock. Não lembro o nome da banda. Recordo que era de Curitiba. E os caras tocavam bem.

Fiquei no meu canto. Mas o som estava muito bom. Então comecei a circular pelo ambiente. O energético afastou o sono. A música me animou. Estava só. Não conhecia ninguém. Ninguém me conhecia.

A balada encerrava às 04h. Por volta das 02h45, sem querer, percebi à minha frente uma mulher atraente e bem vestida. A fragrância do seu perfume me contagiou. Encaramo-nos. 

Fiquei por lá e - até me impressionei comigo mesmo - comecei a observá-la indiscretamente. Calculei que ela fosse, no mínimo, cinco anos mais jovem do que eu.

É que sou ‘das antigas’. No meu entender, o homem sempre tem que ser mais idoso, mais alto e ter mais dinheiro do que a mulher que pretende se envolver. E foi aí que a indecisão bateu. Seu jeito demostrava que sua condição financeira era melhor do que a minha. Portava-se de maneira condizente com a fineza. 

Continuamos a nos olhar.  Não me contive e fui ao encontro dela. Trocamos algumas palavras e logo nos deslocamos a um lugar mais reservado.

Minha intuição estava certa. Quando me disse o que fazia ficou evidente que minha conta bancária é quilométrica inferior a sua.

Durante o agradável diálogo, perguntou minha idade. Respondi e, como de forma automática, quis saber a dela que, prontamente, atendeu minha solicitação. Fiquei boquiaberto e pedi que repetisse. Tinha quatro anos a mais do que eu. Ela percebeu meu rosto enrubescer. Quis saber o motivo. Nem lembro o que falei. E a dúvida me invadiu: seguir meus preceitos ou ceder à tentação.

Até tentei resistir, mas sua beleza e cultura venceram o meu conceito (preconceito?). Fomos embora. Detalhe: no carro dela, pois tinha ido de táxi.

Na volta a Chapecó, no final da noite de domingo e início da madrugada de segunda, no avião - e nas 'alturas' -, pensei em meus princípios e cheguei à conclusão que os tempos são outros e, consequentemente, terei que rever muitos deles. Em vários sentidos. Em muitas situações.