27 de novembro de 2011

JUSTA HOMENAGEM

Porto Alegre sediou o XVI Congresso Brasileiro de Medicina, considerado o maior evento de Medicina Intensiva da América Latina. Praticamente todos os profissionais brasileiros, médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, nutricionistas, psicólogos e fonoaudiólogos que trabalham em UTIs estiveram no evento.




Foram apresentados e discutidos importantes exames de diagnósticos, além de novos tratamentos. Isso muito ajudará no cuidado dos pacientes graves internados em UTI. Médicos renomados em seus países, como Estados Unidos, Canadá, Uruguai, Bélgica, Holanda, Argentina, Itália, Chile, França, Inglaterra, Austrália entre outros, marcaram presença. Ao todo 27 países estiveram representados. Mais de 300 palestrantes abrilhantaram o evento.


Na abertura do congresso, o médico intensivista (profissional dedicado ao atendimento do paciente internado em UTI), Dr. Luiz Alexandre Alegretti Borges, presidente de honra do congresso, recebeu uma importante homenagem com uma placa de reconhecimento pelo seu trabalho frente à Associação de Medicina Intensiva Brasileira (Amib), como ex-presidente por duas gestões. Algumas de suas ações: aquisição de uma nova sede, expansão da sociedade, colocando-a no cenário internacional com afiliação na Sociedade Mundial de Terapia Intensiva e na Panamericana e Ibérica de Medicina Crítica.




O homenageado atua nas UTIs dos hospitais Conceição e Pronto Socorro (HPS) de Porto Alegre; é membro do Conselho Regional de Medicina do Rio Grande do Sul; faz parte da Câmara Técnica de Urgência e Emergência do Conselho Federal de Medicina (CFM), além de ser o coordenador e preceptor das residências médicas do HPS.


Luiz Alexandre é irmão da migueloestina Angela Maria Borges Tengaten (a esposa do Tarciso e mãe da Malu, do Tarciso Júnior, do Mateus e do Tiago) e filho de Ataides Borges que foi o 1º tenente da Junta de Alistamento Militar, anterior a instalação do exército em São Miguel. O médico morou por aqui com sua família entre 1969 a 1972. Prestou vestibular na Universidade Católica de Pelotas. Atualmente mora na capital gaúcha com a família. Sua esposa, Dra. Iris Helena, também é médica.